Professor da UEPB aparece em ranking entre os principais pesquisadores do mundo na área de ecologia

22 de abril de 2022

O site Research.com divulgou, recentemente, um ranking dos principais cientistas de Ecologia e Evolução do Brasil, onde aparece o professor Rômulo Alves, vinculado ao Departamento de Biologia e aos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, e em Etnobiologia e Conservação da Natureza, todos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Foi a primeira edição do ranking dos melhores cientistas em Ecologia e Evolução publicada pela plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com, um dos principais sites de pesquisa em nesta área. O ranking contém valores de índice H, publicações e citações coletados em 6 de dezembro de 2021, apresentando uma lista confiável dos principais cientistas da área analisada, com base em um exame meticuloso de 166.880 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph. Para a disciplina de Ecologia e Evolução, mais de 6.363 perfis foram examinados.

O professor Rômulo Alves aparece na posição 19 entre os cientistas brasileiros ranqueados na área de Ecologia, e entre os três pesquisadores do Nordeste, juntamente com mais dois colegas do estado de Pernambuco. “Sempre fico feliz com este tipo de reconhecimento, uma vez que é uma valorização do nosso trabalho e isso ajuda na divulgação e ampliação pesquisa no Brasil, bem como da UEPB. Isso representa não só o meu trabalho, mas de vários outros colegas e estudantes que pesquisam comigo”, comentou o pesquisador.

O docente, cuja principal pesquisa é na área de Zoologia, também mencionou que Ecologia não é sua principal área de atuação, porém, uma vez que os campos estão correlacionados e que suas pesquisas e de seus alunos e orientandos são interdisciplinares, faz com que a aparição neste tipo de listagem ocorra.

Métricas

Os critérios de inclusão para que os acadêmicos sejam considerados no ranking dos melhores cientistas são baseados no índice H da área analisada, proporção das contribuições feitas dentro da disciplina em questão, além dos prêmios e realizações dos cientistas. O índice H é uma métrica internacional de produtividade científica. Segundo informações do site Research.com, cada perfil dos cientistas é verificado manualmente e correlacionado com publicações.

A quantidade de documentos publicados em grandes periódicos e anais de congressos relevantes constitui uma indicação secundária no ranqueamento. O professor Rômulo explicou que uma das principais métricas do ranking é o número de citações do cientista, pois se observa que outros pesquisadores estão citando seu trabalho e pressupõe-se que suas pesquisas estão ajudando cientistas em suas próprias descobertas.

A listagem pode ser conferida aqui. (https://research.com/scientists-rankings/ecology-and-evolution/br

Texto: Juliana Rosas