PROGEP inicia no CCBSA ações de saúde voltadas aos servidores de todos os câmpus da Universidade Estadual

PROGEP inicia no CCBSA ações de saúde voltadas aos servidores de todos os câmpus da Universidade Estadual
24 de maio de 2023

Com o objetivo de oferecer serviços e mapear as condições de saúde e segurança de servidores e servidoras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o setor de Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) realizou, nesta terça-feira (23), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Aplicaa (CCBSA), Câmpus V, em João Pessoa, diversas atividades voltadas às categorias dos técnicos administrativos e docentes da Instituição.

Na oportunidade, foi realizada a aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, medidas antropométricas e cálculo do IMC com estado nutricional aplicado. Além disso, foi aplicado um questionário com dados sobre a saúde de trabalhadores do CCBSA para que seja traçado um perfil destes servidores e servidoras.

A ação deve ser executada em todos os câmpus da UEPB pela técnica em Segurança do Trabalho e coordenadora do Setor de Saúde do Trabalhador, Danielle Ginuino Correia; pela técnica em enfermagem, Luanna Batista Azevedo; e pela nutricionista do Câmpus V, Nayara Massa.

De acordo com Luana Azevedo, esses eventos contribuirão para a prevenção de doenças e permitirão a avaliação prévia da saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras no Câmpus V, além de oferecer orientações para que todos e todas se sintam motivados e sensibilizados a adquirir um estilo de vida mais saudável.

Já a nutricionista Nayara Massa acrescentou que a realização das ações nos diferentes câmpus da Instituição permitirão a construção de um banco de dados com as informações coletadas, possibilitando conhecer o estado nutricional e o perfil de saúde dos servidores e realizar o planejamento de programas e ações de forma mais assertiva na área da alimentação e nutrição, proporcionando o desenvolvimento de um plano de ação em cuidado nutricional para os servidores, a partir do diagnóstico identificado.

Texto e fotos: Juliana Marques