PROGEP realiza roda de conversa e oficina de apoio a maternidade dentro das ações do mês do servidor

4 de outubro de 2023

Dentro do conjunto de ações que fazem alusão ao mês do servidor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através do setor de Serviço Social, programou uma roda de conversa e oficina destinadas às servidoras mulheres e mães, gestantes, lactantes ou com filhos na primeira infância ou com deficiência. Essas atividades acontecerão no Câmpus I, em Campina Grande, e também no Câmpus V, em João Pessoa.

A primeira oficina de promoção e apoio à maternidade na Universidade está programada para o dia 24 de outubro, a partir das 9h30, no Auditório do Departamento de Psicologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A atividade será realizada através das assistentes sociais da PROGEP, Juliana Grangeiro Sales Bezerra e Albertina Felix da Cruz, em parceria com o Programa de Extensão “Rede Materna”, desenvolvido pelas professoras Kathleen Elane Leal Vasconcelos, do Departamento de Serviço Social; Sibelle Maria Martins de Barros, do Departamento de Psicologia, e Mayara Evangelista de Andrade, do Departamento de Enfermagem.

Na oportunidade além de abordagem da temática da maternidade na Universidade, serão apresentados os resultados do mapeamento das servidoras, mulheres e mães, gestantes, lactantes, com filhos(as) na primeira infância, bem como as temáticas, sugestões de ações e necessidades identificadas pelas servidoras mães para melhor apoio a maternidade na UEPB.

A segunda atividade está programada para o dia 27, com a 2ª roda de diálogos, “Acolhimento e Cuidado com Quem Cuida”, a ser realizada no Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), em João Pessoa. Essa ação tem como público-alvo os servidores pais, mães e responsáveis de filhos com deficiência, lotados no Câmpus V, que estão gozando do direito da redução de carga horária, conforme Lei n. 8.996/2009 e suas alterações. A ação objetiva apresentar um espaço de reflexão a necessidade do autocuidado em saúde mental e qualidade de vida das(os) servidores(as) cuidadoras(es) de crianças e adolescentes com deficiência.

Essas ações no mês de outubro, conforme explicou Juliana Granjeiro, além de fazerem alusão ao mês do servidor na UEPB, serão executadas com o fim de alcance da ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2025 da UEPB, com a proposta de desenvolver atividades com grupos de mulheres, de promoção e apoio à maternidade para trabalhadoras.

“Entendemos enquanto setor que o cuidado e atenção ao servidor(a) deve considerar não apenas as suas atividades laborais, mas se faz necessário o olhar para o contexto familiar e de saúde em que o mesmo está inserido, de forma que este possa se sentir acolhido pela Instituição. Assim, compreendemos que este(a) servidor(a) ao estar no trabalho carrega consigo seus diversos papéis sociais, e isso interfere o modo como ele(a) se relaciona com o trabalho”, afirmou Juliana Grangeiro.

Texto: Severino Lopes