PROGEP retifica informativo sobre o IR 2022 para servidores que receberam retroativo de progressão em 2021

6 de maio de 2022

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Setor da Folha de Pagamento, comunica aos servidores da Instituição que receberam valores retroativos de progressão, rendimentos recebidos acumuladamente, no ano de 2021, que foi realizado junto à Receita Federal uma retificação da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) fato que ajustou o Informe de Rendimentos disponível no Portal do Servidor.

Os procedimentos necessários para a retificação da DIRF foram elencados pelo Setor da Folha de Pagamento, sob autorização da Reitoria, com orientações da PROFIN e do Gabinete da PROGEP, parametrização da CODATA e suporte do CTIC. O ajuste foi necessário em virtude do valor total de parcelas recebidas referente ao retroativo de progressão compor a base de cálculo total dos rendimentos tributáveis, em vez de aparecer no item 6 – Rendimentos Recebidos Acumuladamente. Fato este que alterou o valor a pagar ou a restituir de cada contribuinte.

Feito o ajuste, todos os contribuintes que se enquadram nesta situação devem encaminhar uma nova declaração de imposto de renda (retificadora) até o dia 31 de maio, prazo final estabelecido pela Receita Federal. Para tanto é necessário acessar o Portal do Servidor onde estarão disponíveis o Informe de Rendimentos e o Informe Complementar de RRA, com detalhamento de valores, competências e número de meses correspondente.

O Setor da Folha de Pagamento encontra-se à disposição para outros esclarecimentos através do telefone (83) 3315-3494, pelo e-mail fp.progep@setor.uepb.edu.br ou presencialmente, comparecendo à sala 114 do 1º andar do prédio Administrativo da UEPB. Considerando a legislação do sigilo fiscal, salientamos que o(a) contribuinte deverá estar de posse de documentação pessoal quando o contato ocorrer via telefone ou presencial, enquanto eventuais solicitações via e-mail devem ocorrer exclusivamente a partir do e-mail institucional.