PROGRAD promove Jornada Pedagógica On-line com foco na aplicação de ferramentas digitais no ensino superior

9 de junho de 2020

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, até o dia 27 de junho, mais uma edição da Jornada Pedagógica Docente da Instituição. Dessa vez, as atividades ocorrerão integralmente através da internet, uma vez que as atividades presenciais da Universidade continuam suspensas em face à propagação e infecção iminentes do novo coronavírus.

Assim, as discussões sobre as transformações culturais e tecnológicas e seus impactos na educação terão continuidade com o curso “Ferramentas Digitais para o Ensino Remoto”, ministrado pela professora Eliete Correia dos Santos, nesta quinta (11) e sexta (12), com transmissão pelo Canal Rede UEPB no Youtube (https://www.youtube.com/redeuepb) e no perfil oficial da UEPB no Facebook (https://www.facebook.com/UEPBOficial/).

Estão em pauta, ainda, para o debate ao longo da jornada os seguintes assuntos: “Sala de aula invertida”, “Google meet e outros aplicativos para videoconferência”, “Socrative e gamificação”, “Metodologias ativas”, “Webquest – trilha didática para o ensino” e “Podcast – uma mídia para o ensino”. Os professores ministrantes e os horários de cada encontro estão disponíveis clicando AQUI.

Nos últimos anos, a UEPB vem realizando a Jornada Pedagógica Docente e, em todas as edições, seus professores são convidados a refletir sobre as transformações culturais e tecnológicas e seus impactos na educação. Nelas, foram promovidos vários minicursos ou oficinas tendo como base o compartilhamento de experiências exitosas de professores da própria Instituição.

Nessa perspectiva, a Jornada Pedagógica Docente, enquanto espaço de discussão e troca de experiências entre os docentes da graduação e entre estes e a PROGRAD, tendo em vista a reflexão e o aprimoramento da atividade docente, tem sua continuidade com a oferta de minicursos disponibilizados por meio de plataformas digitais, buscando a ampliação da experiência docente com o uso educacional de ferramentas e mídias digitais para a realização do ensino não presencial em contexto excepcional.

Para se inscrever na Jornada Pedagógica Docente On-line basta clicar AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti