Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde abre inscrições para estudantes bolsistas e voluntários

8 de abril de 2024

O Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde (PET-Saúde) desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, abriu novas inscrições para estudantes que desejam atuar nas atividades. A seleção destina-se ao preenchimento de 40 vagas para bolsistas e 20 vagas para voluntários não-bolsistas, distribuídas nos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Administração, Jornalismo e Pedagogia.

As inscrições ocorrerão no período de 9 a 12 de abril e serão realizadas presencialmente, e exclusivamente, na Secretaria da Direção do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Câmpus I, no horário das 9 às 13h, por meio da entrega do formulário de inscrição devidamente preenchido e cópia dos documentos exigidos no edital.

No ato da inscrição são exigidos: cópia do documento de cópia de identidade, do CPF, do comprovante de matrícula e comprovação do período que se encontra cursando, histórico acadêmico, formulário de inscrição devidamente preenchido e entrega da carta de intenção. A seleção dos discentes para bolsistas e não-bolsistas levará em consideração a disponibilidade de vagas por curso, bem como a nota final de classificação. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 abril.

No programa, os estudantes selecionados desenvolverão ações de educação pelo trabalho para a saúde, visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e a UEPB. Os objetivos do programa são de fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS, através dos espaços/serviços de saúde da SMS de Campina Grande e a UEPB na perspectiva da equidade no âmbito da gestão e da atenção à saúde no território.

Os(As) estudantes selecionados(as) deverão dedicar-se no período de vigência do projeto, de 1º de maio de 2024 a 30 de abril de 2026 e da bolsa respectiva, no mínimo de oito horas semanais às atividades do programa, as quais serão monitoradas pelo coordenador do projeto e do grupo de aprendizagem tutorial. Confira o edital da seleção AQUI.

Texto: Severino Lopes