Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia implanta o primeiro Consultório Farmacêutico da UEPB

5 de outubro de 2022

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, implantou o Consultório Farmacêutico, que tem por objetivo oferecer serviços da clínica farmacêutica a pacientes das Unidades Básicas de Saúde.

Através das consultas, os farmacêuticos podem intervir mediante necessidades do paciente, favorecer práticas de autocuidado, promover educação em saúde, realizar o acompanhamento farmacoterapêutico e monitoramento do tratamento, além da conciliação medicamentosa, proporcionando melhores resultados no tratamento e ampliação da qualidade de vida.

Inicialmente, o consultório funcionará na Unidade Básica de Saúde Bonald Filho, no Monte Santo, Campina Grande-PB, com intenção de expandir os serviços nas demais Unidades Básicas de Saúde do município, oferecendo aos pacientes avaliação e orientação da farmacoterapia, aferição da pressão arterial e da glicemia capilar para auxiliar no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e da Diabetes mellitus (DM), educação em saúde, orientação e prescrição de tratamento não farmacológico, assim como o encaminhamento médico, quando necessário.

Na Unidade Básica de Saúde Bonald Filho, professores e estudantes de Farmácia contam com o apoio de todos os funcionários que compõem as Estratégias Saúde da Família, especialmente dos médicos Matheus Bianchi Nocrato Gomes e Maysa Xavier Gomes Beserra. “Estamos conseguindo realizar a intervenção farmacêutico-paciente-médico. O trabalho realizado tem feito a diferença no tratamento de pacientes. É possível no Sistema Único de Saúde o farmacêutico trabalhar na equipe multidisciplinar, realizando as atividades técnicas e clínicas.”, afirmou a professora Socorro Queiroz, docente do Departamento de Farmácia e responsável pelo projeto Consultório Farmacêutico.