Programa de extensão do curso de Arquivologia promove oficinas de Português para concursos

Programa de extensão do curso de Arquivologia promove oficinas de Português para concursos
14 de setembro de 2021

O Programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas (SESA)”, vinculado ao curso de Arquivologia do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, gratuitamente, por meio do canal do SESA no YouTube, nos meses de setembro e outubro, oficinas de Português para concursos. As atividades serão ministradas pelo graduado em Letras e especialista em Ensino de Língua, professor Jobson Jorge da Silva.

Nos quatro encontros, que ocorrerão de forma síncrona, serão contemplados conteúdos específicos e pertinentes a concursos públicos, mas, que também poderão colaborar com produções acadêmicas, como redações, resenhas, trabalhos de conclusão de curso e outros. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico para os dias específicos, uma vez que será emitido certificado equivalente a cada dia de participação.

As atividades ocorrem nesta quarta-feira (15), das 14h às 16h, quando será realizada a oficina “Ortografia: domando o monstro nas convenções da língua escrita”, (https://forms.gle/YDDFKBjFtXJnkZdV6); no dia 29 de setembro, também das 14h às 16h, será realizada a oficina intitulada “Acento, pra quê te quero? Acentuação em língua portuguesa”, (https://forms.gle/nQCrwAwEgGWG8zA27); no dia 13 de outubro, das 8h às 10h, ocorre a oficina “A cada ponto um conto: pontuação em língua portuguesa” (https://forms.gle/j5ntzp2avh4ozm7s8) e no dia 27 de outubro, das 8h às 10h, será apresentado o tema “Coesão e coerência: concordância, regência e classificação em língua portuguesa” (https://forms.gle/eHzm24S2RCmA6ARw6).

Sobre o SESA
Realizado anualmente desde 2007, o SESA surgiu no âmbito do curso de Arquivologia com uma abrangência regional tendo como pressupostos a literacia informacional e o “letramento” dos discentes do curso de Arquivologia da UEPB. Inicialmente o projeto contava apenas com a colaboração científica de diversas universidades brasileiras, mas, a partir de 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, com a parceria com instituições do Brasil e de Portugal.

Durante a pandemia foi realizada a primeira edição do SESA Online que contou com a participação de pesquisadores do Brasil, Portugal, Alemanha e Espanha, transmitida online pelo canal do Projeto SESA no YouTube e discutindo as temáticas: “Ciência da Informação inter e transdisciplinar: o contributo do marketing e da comunicação para o seu caráter social de humano”, “Representação documental no contexto da arquivologia”, “Novas direções para a Ciência da Informação”, “Linhas de investigação em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra” e “Organização do fundo de uma empresa do setor de construção: o caso do grupo empresarial de León (Espanha)”.

Outras informações: https://www.instagram.com/projetosesa/.

Texto: Juliana Marques