Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB debate sobre autoavaliação e atividades remotas

16 de julho de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta quinta-feira (16), o 3º Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, em formato remoto, envolvendo, nesta etapa, todos os docentes do Mestrado. Em 2021, está programada a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação de todo o País, que é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) e os programas devem cumprir algumas metas, como produção de artigos em periódicos qualificados e ter projetos com inserção social.

Durante o seminário, os docentes foram convidados a apontar possíveis fragilidades do Programa e, consequentemente, uma proposta de solução. Após o debate, os docentes fizeram várias sugestões, dentre as quais se destacam, por exemplo, a organização de disciplina de oficina de artigos científicos com participação de editores de periódicos da área da Saúde Coletiva e a realização de seminários virtuais com participação de convidados e de docentes do próprio programa para debater questões e temas de interesse para a sociedade e para a comunidade científica.

Os docentes também iniciaram o processo de reorganização para oferta de componentes no formato de aulas remotas. O calendário será divulgado para os estudantes nas próximas semanas. A coordenadora do Programa, professora Silvana Santos, ressaltou o quanto é importante a reflexão sobre os aspectos que precisam ser melhorados na dinâmica de qualquer curso, quer seja de graduação ou pós-graduação.

Segundo ela, “aprender a apontar claramente uma fragilidade de um curso, fazendo o exercício de pensar em eventuais mecanismos ou estratégias que possam sanar aquela fragilidade específica, é uma competência que, para ser apreendida deve ser exercitada na vida cotidiana. As soluções para os desafios surgem do diálogo”. Em breve, outro encontro virtual será realizado, desta vez envolvendo os estudantes na proposta de apontar fragilidades e propor soluções para elas.

Texto: Colaboração do PPGSP