Programa do Departamento de Educação Física oferece projeto pioneiro com aulas de parkour para crianças

3 de outubro de 2022

O programa de extensão Escolinhas do DEF é um Laboratório Pedagógico desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que oferece aos alunos do curso de Educação Física pôr em prática a teoria vista em sala, orientando atividades físicas para o público de Campina Grande. São diversas modalidades ofertadas e agora com uma novidade: o parkour.

O parkour é um esporte de origem francesa que se caracteriza por superar todos os obstáculos presentes em um percurso gastando o mínimo de energia possível. De acordo com a professora Anny Sionara, coordenadora das Escolinhas, a ideia de introduzir a prática no programa partiu dos próprios alunos.

“Os nossos alunos do Departamento de Educação Física, a cada período, são convidados a serem voluntários do programa de extensão e alguns vêm com ideias para acrescentar novidades. A gente recebe as ideias, acata e tenta pôr em prática aqui na Escolinha”, disse a coordenadora.

No caso do parkour, a ideia partiu do extensionista Lucas Antônio. Lucas já praticava parkour e, ao entrar no curso de Educação Física, enxergou uma oportunidade de trazer maior visibilidade para o esporte em Campina. “O bom do parkour é que ele pode ser praticado em qualquer lugar, porém estar acompanhado de alguém mais experiente traz maior segurança”, afirma Lucas.

Para ele, a chance de ensinar crianças os movimentos do esporte é uma forma também de diminuir os riscos da prática. “O parkour pode ser perigoso sim, mas depende de como você aprende. Muita gente assiste a um vídeo na Internet e quer replicar, sendo que isso pode ser arriscado porque a pessoa não tem conhecimento das técnicas. Então fazer com alguém que tem a instrução para ensinar vai ser muito mais seguro”, acrescentou o estudante.

Jennifer dos Santos, de 8 anos, começou esse semestre a praticar o parkour juntamente a ginástica na Escolinha, e vem adorando as aulas. “Eu gosto muito porque alguns movimentos, como pontinha do pé e a posição do anjo parece balé, e eu quero ser bailarina”, disse ela.

O projeto atende todas as idades, mas são as crianças as mais interessadas pela modalidade. A vista disso, a UEPB formou uma parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura Municipal de Campina Grande, na qual crianças em situação de vulnerabilidade são trazidas até a Universidade para praticarem esportes. Para a educadora social, Sabrynna Medeiros, a iniciativa é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos.

“A gente sabe que, através da atividade física, o desenvolvimento tanto motor quanto cognitivo das crianças é potencializado. É uma ligação completa: assistência social, educação e saúde, para que a qualidade de vida dessas crianças seja atendida de forma ótima. Além disso, estarem aqui também os tira das ruas, onde estão à mercê da própria sorte”, afirma a educadora.

As aulas da Escolinha de parkour acontecem todas as terças e quintas-feiras, nos dois turnos. As inscrições sempre são abertas no início de cada semestre letivo na UEPB.

Texto: Maria Beatriz Santos (Estagiária)
Fotos: Codecom