Programa Limite do Visível realiza solenidade de abertura das aulas de cursos na área de Tecnologia

26 de outubro de 2023

A Coordenação dos cursos de Ciência de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, vinculados ao Programa Limite do Visível, que é desenvolvido em parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou, nesta segunda-feira (23), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), a solenidade de abertura das aulas presenciais.

O Programa tem como objetivo promover a formação de egressos(as) da rede Estadual de Ensino no Nível Superior, com foco em cursos voltados para o desenvolvimento tecnológico e inovação do Estado. A perspectiva é que até 2026 cerca de dois mil profissionais passem obtenham a formação. Para tanto, nessa primeira oferta houve a seleção de 160 estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas estaduais entre 2017 e 2021. A qualificação dessa parcela de estudantes está sendo financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ), que oferecerá uma bolsa no valor de R$1 mil para auxiliá-los na aquisição de materiais necessários ao longo do curso.

O curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo principal graduar profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo à necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e sociedade. Já o curso superior em Ciência de Dados tem como objetivo principal formar profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador. Ambos os cursos são tecnólogos e têm a duração de dois anos, divididos em quatro semestres.

Além da parceria para a estruturação curricular e pedagógica dos referidos cursos, e a disponibilização de docentes e profissionais para coordenar e executar tais formações, a UEPB deve sediar as atividades presenciais no prédio do Câmpus de João Pessoa quando forem realizadas adequações estruturais nos espaços já existentes e construções de novas salas destinadas ao Programa.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, professor Cláudio Furtado; a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; a superintendente da ESPEP, professora Ivanilda Matias Gentle; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professor Cleber Salimon; a assessora de Inovação da Secretaria Executiva de Inovação da SECTIES e coordenadora do programa, Luiza Iolanda Cortes; o coordenador e coordenador ajunto do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, respectivamente, professores Elder Oliveira e José Wilker; o coordenador e coordenador adjunto do curso de Ciência de Dados, respectivamente, José Augusto e Tiago Almeida, docentes e estudantes que possuem vínculo com os referidos cursos.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Mateus de Medeiros (Ascom SECTIES)