Programação especial marca início do semestre letivo 2022.2 e aniversário do Câmpus de João Pessoa

30 de agosto de 2022

Com uma roda de diálogo realizada com estudantes que participam de projetos de monitoria, pesquisa e extensão, seguida de mesa solene com a participação da Direção do Centro de Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), coordenações de cursos, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria Estudantil, teve início nesta segunda-feira (29) a programação que marcou o início do semestre 2022.2, e os 16 anos do Câmpus V, localizado em João Pessoa.

A roda de diálogo com discentes premiados na mostra científica de 202, contou com a participação da estudante de Arquivologia premiada na categoria monitoria com experiência na disciplina “Prática de Leitura e Produção de Texto”, Lídia Gomes; da discente de Relações Internacionais que foi destaque na Mostra com a pesquisa “Os muros do mundo contemporâneo” e que apresentou um relato da experiência no Programa de Bolsas Santander, que possibilitou o intercâmbio na Universidade de Salamanca; e do estudante de Arquivologia, premiado na categoria extensão com o trabalho “Comunica UEPB”, Douglas Nascimento.

Integraram a mesa solene de abertura da semana de atividades o diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon; a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Dauci Pinheiro Rodrigues; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime; a assistente social e a psicóloga da Pró-Reitoria Estudantil, respectivamente, Thayza Gregório e Kyara Dias; a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos; a coordenadora de Ciências Biológicas, professora Brigida Lucena; e o coordenador de Relações Internacionais, professor Filipe Reis.

Também na manhã desta segunda-feira (29) o Núcleo de Línguas realizou os minicursos de língua inglesa “Learning English through songs”, “La langue française et les arts” e “La música como una herramienta pedagógica para la enseñanza del español lengua extranjera (ELE)”. A manhã de atividades foi encerrada com uma visita guiada organizada pela equipe do Programa “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da ciência aberta na UEPB” e destinada aos calouros do período 2022.2.

Além de visitar os setores administrativos e biblioteca do CCBSA, os discentes puderam conhecer os projetos “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”, “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação como ações de comunicação extra-muros” e “Rede de proteção e adaptação de materiais informacionais na biblioteca do Câmpus V por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB)”.

No turno da noite foi realizada a mesa com as coordenações de curso, Direção de Centro e pró-reitorias que apresentaram aos calouros os serviços ofertados por cada setor e as possibilidades de desenvolvimento acadêmico dos discentes.

A aula magna do período letivo 2022.2 será realizada no auditório Pioneiros, nesta quarta-feira, 31 de agosto, às 19h, com o tema “Informação e respeito à diversidade”, ministrada pela professora do Centro de Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, professora Sarita Mota, que apresentará a temática “arquivos coloniais e percepção do racismo institucional, e pela superintendente da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), professora Ivanilda Matias Gentle. Esta atividade será mediada pelo professor Ramsés Nunes e Silva.

Além da programação destinada a toda a comunidade acadêmica do Câmpus V, o evento terá atividades paralelas programadas ao público específico de cada curso. O Curso de Ciências Biológicas, promove, no dia 2 de setembro, das 14 às 17h, no Auditório Pioneiros, um ciclo de palestras alusivo ao Dia do biólogo, celebrado na data em que foi regulamentada a profissão, 2 de setembro de 1979. Na oportunidade, será proferida a palestra “A biologia na Perícia Criminal”, temática que será ministrada pelo professor Rodrigo Cesar Farias e ” Ecologia e Economia: as ações do Estado nas áreas naturais do Brasil”, que terá como ministrante o professor Lauro Henrique de Paiva Jr.

Já o Centro Acadêmico de Relações Internacionais realizará, na terça-feira, (30), às 18h30, no Auditório Pioneiros, um trote solidário, no qual os estudantes buscam arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados posteriormente. Na sequência serão apresentados os projetos de pesquisa e extensão do curso de Relações Internacionais e a Eleven, empresa Júnior. Essa programação se repete para os calouros da manhã na quarta-feira (31), a partir das 8h.

Na manhã da quinta-feira (1º), no turno da manhã, nos corredores do CCBSA, será realizada uma feira cultural que deve contar com a exposição de fotografias, desenhos, poesias, cordéis e similares; um sarau de canto, dança, declamação; e venda de comida, artesanato, arte e similares. A partir das 9h, no auditório Pioneiros será realizada a mesa Os limites da liberdade de expressão: fake news como ameaça à democracia”. A manhã de atividades deve encerrar com uma partida de queimada.

No turno da noite, às 19h, no Auditório Pioneiros, será realizada a mesa “Estados e nacionalismos na América Latina”. A programação da noite também deve ser encerrada com uma partida de queimada. A programação para os estudantes de Relações Internacionais encerra na sexta-feira (2), com a mesa “Afinal, vai ter golpe? Perspectivas para a Democracia nas Eleições de 2022”, que ocorrerá às 9h, no auditório Pioneiros.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Juliana Marques e Gabrielle Torres