PROINFRA convida estudantes para atuarem como voluntários em campanha de arrecadação de donativos

10 de maio de 2024

O Brasil tem assistido perplexo e comovido os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul. Diante da catástrofe climática, que já deixou morte e destruição, uma onda de solidariedade se formou em todo o país para tentar amenizar a dor e o sofrimento das vítimas da tragédia histórica. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também aderiu a essa corrente de solidariedade e esta semana lançou uma campanha para arrecadar donativos para as vítimas das enchentes.

Para agilizar a campanha no Câmpus I de Campina Grande, a Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) está convocando estudantes de todos os Centros de Ensino para atuarem como voluntários no trabalho de separação e armazenamento dos alimentos, roupas e calçados que serão enviados para o Sul. A pró-reitora adjunta, professora Weruska Brasileiro Ferreira, explicou que a presença dos(as) estudantes voluntários(as) será de extrema importância no processo de organização da campanha.

“Estamos precisando de voluntários e voluntárias para organizar os donativos por categoria. Porque a gente está recebendo tudo de forma desorganizada. Precisamos separar por tamanho, por tipo de roupa, para quando chegar lá já ir direcionado na forma correta”, explicou.

Além de pedir a solidariedade dos discentes da UEPB, a professora Weruska também solicitou às pessoas que estão fazendo de forma generosa as suas doações que as façam de forma organizada para facilitar a distribuição, colocando, por exemplo, roupas de criança em um pacote e de adulto em outro e os calçados amarrados. É importante também entregar as roupas femininas separadas das masculinas e se possível, por tamanhos.

Caso o(a) estudante manifeste interesse em atuar como voluntário(a) na campanha, eles(as) só precisam se dirigir até a Secretaria da Pró-reitoria de Infraestrutura e dar o nome para receber as diretrizes para o trabalho. “Os nossos irmãos do Sul estão precisando muito. Imagina ter a casa toda inundada e ficar apenas com a roupa do corpo. A campanha visa amenizar um pouco esse sofrimento”, disse a professora.

Na UEPB, a campanha conta com apoio da Associação dos Docentes da Instituição. Os coletores estão instalados no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Central de Integração Acadêmica Paulo Freire e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no Câmpus I, em Campina Grande, e na Direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus V, em João Pessoa.

A perspectiva é que novos pontos de coleta sejam instalados nos demais câmpus da Instituição nos próximos dias. As doações podem ser feitas até o dia 29 de maio.

Podem ser doados alimentos não perecíveis (exceto óleo), água mineral, cobertores, colchões, colchonetes, material de limpeza, itens de higiene pessoal, ração animal e fraldas descartáveis. As primeiras doações já começaram a ser levadas pela equipe da PROINFRA para o aeroporto de Campina Grande, onde a empresa Azul Linhas Aéreas disponibilizará o transporte para o Rio Grande do Sul.

Texto: Severino Lopes