Projeção no MAPP e palestra on-line abrem programação da 19ª Semana Nacional dos Museus

17 de maio de 2021

Nesta segunda-feira (17), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, estará de cara nova, graças à técnica de projeção mapeada que será realizada na fachada do prédio, a partir das 18h. A intervenção urbana integra as atividades desenvolvidas pelo MAPP para celebrar a 19ª Semana Nacional dos Museus. A programação de abertura contempla, além disso, uma palestra online, às 19h, com transmissão efetuada pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), através dos canais da Rede UEPB, no YouTube e no Facebook.
Por meio da técnica, as estruturas circulares de vidro e concreto, delineadas pela imaginação de Oscar Niemeyer [1907-2012], ganharão diferentes luzes e cores, sendo perpassadas por vários elementos que compõem o rico acervo do Museu. Ou seja, a projeção irradiará, para qualquer um que por ali passe, todo o brilho da Arte feita na Paraíba, realçando ainda mais, por acréscimo, aquele que é considerado o maior cartão-postal da Rainha da Borborema: o Açude Velho.
Conhecida como vídeo mapping, a projeção permite que qualquer superfície, mesmo as irregulares, tornem-se uma grande tela de mídia. Dependendo do objetivo com que é executada, ela pode utilizar imagens projetadas em 2D ou 3D, conferindo ao local escolhido um visual dinâmico e envolvente. No MAPP, a projeção funcionará de segunda até o próximo sábado (22), sempre no período das 18h às 20h. Na quarta-feira (19), as imagens selecionadas farão uma homenagem ao cantor Cassiano. O artista, que era natural de Campina, faleceu este mês.
A Semana é proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem como cerne o tema “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”. Este, aliás, será também o tópico norteador da palestra online que ocorrerá às 19h, com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PB), Hyago Costa Celane. Em sua preleção, o superintendente abordará inúmeros aspectos, a exemplo do desafio que se apresenta às instituições culturais em relação à pandemia da Covid-19, notadamente no que se refere à elaboração e partilha de novas práticas e soluções que respondam às repercussões sociais, econômicas e psicológicas trazidas pela crise sanitária.
Programação
Importante ressaltar que todas as ações promovidas pelo MAPP, alusivas à 19ª Semana dos Museus, contam com uma equipe presencial mínima, em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus. A programação segue na terça-feira (18), com a palestra intitulada “Recuperando e reimaginando os Museus”, às 19h, com a professora Sílvia Regina da Mota Rocha, conhecida por sua vasta atuação no universo da Arte no Estado. A moderação ficará a cargo do diretor do MAPP, professor José Pereira da Silva.
Na quinta-feira (20), às 16h, os artesãos Sérgio Nascimento e Fabiano Quaresma discorrerão acerca do tópico “O artesanato paraibano e o seu diálogo com as ações realizadas pelo MAPP”. À frente da mesa, igualmente, estará o professor Pereira. Já às 18h, ocorrerá a live “A música popular brasileira (paraibanos) e as exposições realizadas pelo MAPP: socializando o produzido e vivenciado”, com o maestro Vladimir Silva (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG) e Ivan Dias (SP), criador do site “Forró em Vinil”. A moderação caberá a Sandrinho Dupan, um dos curadores da Sala de Música do MAPP.
Na sexta (21), às 16h, terá vez uma mesa de glosas, denominada “Diálogo poético em torno dos motes”. Integrarão a atividade Joseilda Diniz e Alfrânio de Brito, curadores da área de Cordel do MAPP, Annecy Venâncio, Claudete Gomes, Jota Lima, Chico D’Assis, Marconi Araújo, Kydelmir Dantas, Raniery Abrantes, Pádua El Gorrion e Rubens do Valle, além dos emboladores de Coco, Will e Condor. Em seguida, às 18h, a mesa terá como componentes o diretor do Museu da República e servidor do IBRAM, Mário Chagas, e o professor Chico Pereira, curador da Sala de Artesanato do MAPP. A explanação dos dois se dará em relação ao tema “Recriando e Imaginando os Museus Brasileiros”.
No sábado (22), às 19h, a palestra de encerramento caberá ao pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade, e ao diretor do MAPP, que também é pró-reitor adjunto de Cultura. O tema da ocasião será “O lugar do Museu de Arte Popular da Paraíba na museologia paraibana”.
Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Laert Pinheiro