Projeto Ações Coinfo promove atividade na Escola Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira

18 de abril de 2023

Com o objetivo de estreitar a relação entre o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a comunidade guarabirense, por meio do estabelecimento de parcerias com escolas estaduais e municipais, vem sendo desenvolvido, desde 2015, o projeto de extensão “Ações Coinfo: ampliando as competências informacionais na sociedade”.

A edição deste ano teve início no dia 10 de abril, na Escola Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira, onde foram ministrados os workshops “Fontes de Pesquisa Escolar na WEB” e “Google Workspace na organização de trabalhos escolares”. Na ocasião, outras possíveis parcerias também foram discutidas com a citada escola, como uma atividade envolvendo estudantes e professores no espaço Maker da Biblioteca do Centro de Humanidades Professora Maria do Carmo de Miranda.

Entre as ações do projeto, ainda estão inclusos oficinas e treinamentos centrados no eixo científico, profissional e cultural. Trata-se de uma iniciativa dos servidores técnico-administrativos Andreza Serafim e Waldemberg Ginú, respectivamente, coordenadora e auxiliar da Biblioteca do CH.

Espaço Maker da Biblioteca do CH
O setor “Bibliomaker Fab-Lab”, idealizado pelo servidor Waldemberg Ginú, tem o propósito de atender demandas diversas, sobretudo de caráter inclusivo, como, por exemplo, a produção da sinalização em braile, com uso de impressora 3D, para ser fixada nas estantes da biblioteca local. Além de contribuir para a qualidade da acessibilidade de pessoas com deficiência visual, o espaço atua na criação de recursos pedagógicos e organização de espaços multimídias, que buscam facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Texto: Simone Bezerril
Fotos: