Projeto Cine Enem tem início com proposta de levar conhecimento e discussão sobre conteúdos escolares

11 de agosto de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se uniu a outros parceiros culturais no apoio ao projeto Cine Enem, que começa nesta quarta-feira (11). A exibição reunirá professores de diferentes áreas da Educação Básica e estudantes de Ensino Médio, em torno de discussões sobre filmes selecionados e temáticas que poderão ser exploradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A transmissão das obras e discussões acontecerão pelos canais do YouTube Rede UEPB e TV Funesc.
Presencialmente, em Campina Grande, as exibições acontecem no Cine Teatro São José, sempre às quartas-feiras, a partir de 16h. Para ampliar o alcance a um maior número de alunos das redes pública e privada de ensino, as sessões também serão transmitidas on-line. A primeira exibição será com o filme “1817, a Revolução Esquecida”, dirigido e produzido por Tizuka Yamazaki e Ricardo Fávila. Logo após será aberto um debate com os professores Rafael Virgínio, professor do Ensino Médio em escolas de João Pessoa e Campina Grande, e Josineide Bezerra, professora do Colégio Agrícola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que trarão contribuições, apontamentos e discussões sobre o filme e sua relação com as disciplinas de História e Geografia.
Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação da UEPB e um dos responsáveis pela transmissão pela Rede UEPB, lembrou que a Universidade e o Comunicurtas UEPB já tinham parceria com o Cine Teatro São José. “A exibição será como uma aula para o Enem ilustrada pelo filme e ainda debatida por professores. Uma ótima oportunidade para estudantes”, comentou Hipólito.
Na próxima quarta (25) será apresentado o filme “Homens de honra”, com participação dos professores Ivo Filho e Caio Américo. As mostras seguem, com frequência quinzenal, até 17 de novembro. O evento é realizado por meio de parceria entre UEPB, Festival Audiovisual Comunicurtas, Funesc, Governo do Estado da Paraíba, Feira Literária de Campina Grande (Flic), Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e Unifacisa.
Confira a programação:
11 de agosto 1º Cine ENEM 2021 – História e Geografia
25 se agosto: 2º Cine ENEM 2021 – Linguagens (Redação) e Atualidades
8 de setembro: 3º Cine ENEM 2021 – Biologia e Geografia
22 de setembro: 4º Cine ENEM 2021 – Física e Filosofia
06 de outubro: 5º Cine ENEM 2021 – Linguagens (Literatura)
20 de outubro: 6º Cine ENEM 2021 – Matemática
03 de novembro: 7º Cine ENEM 2021 – Química e Biologia