Projeto da UEPB promove oficina remota sobre limites e desafios das Zonas Especiais de Interesse Social

16 de julho de 2020

Nesta sexta-feira (17), às 19h30, a equipe do projeto de extensão “Construindo Cidade(s), fortalecendo a participação: Planejamento e processo comunitários de implantação das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) em Campina Grande”, desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza a oficina remota “Limites e desafios das ZEIs).

A atividade é voltada para as comunidades das Sociedades de Amigas de Bairros (SABs) e será desenvolvida pela plataforma Google Meet, no endereço https://meet.google.com/phf-jgtk-znb. Essa ação extensionista é vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Urbano (GEUR) e conta com a participação da UCES, SABs, do Observatório das Metrópoles, da Frente pelo Direito à Cidade, Fórum das ZEIs, professores e discentes dos cursos de Sociologia, Geografia, Comunicação Social, História e Serviço Social.

O projeto busca articular a troca de experiências entre as comunidades e informações sobre diferentes territórios da cidade, com vista a fortalecer a experimentação de práticas de organização sobre os locais de moradia, a realidade de vida nas periferias, os desafios do direito à cidade e as estratégias de organização praticadas pelas comunidades em relação à implantação local das ZEIS.

Conforme a coordenação do projeto, a ideia é incentivar o fortalecimento da sociedade civil organizada e suas redes para o debate público e participação na formulação e implementação de políticas urbanas locais; inserção da Universidade na interlocução com os movimentos sociais de direitos à moradia e à cidade em Campina Grande; contribuição à proteção dos direitos das comunidades pobres contra os impactos negativos resultantes da segregação urbana; reforço da capacidade organizacional das ZEIS e avaliação do cumprimento das zonas especiais em Campina Grande.

Texto: Tatiana Brandão