Projeto de extensão aborda obras literárias como forma de aprofundamento em temas do Direito

21 de março de 2022

O “Papo Dire(i)to com a Literatura” é um projeto de extensão do curso de Direito do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) localizado na cidade de Guarabira. Ele é coordenado pela professora Luciana Maria Moreira Souto de Oliveira e se encontra em sua segunda edição.

“O objetivo do projeto, além de incentivar a leitura, é tornar a compreensão do Direito mais acessível, com explicações de institutos a ele referente em obras literárias, tornando a discussão mais interessante e próxima de todos”, conta a coordenadora, que teve a ideia de criar o projeto por causa de sua aproximação com a Literatura.

Para ela, o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento acadêmico dos alunos extensionistas, uma vez que eles se envolvem nas discussões mensais sobre as obras literárias e organizam palestras, além de ajudá-los a melhorar a oratória e suas habilidades com a escrita. A ideia é que a cada mês um(a) convidado(a) escolhe uma obra literária para ser trabalhada e debatida, sempre abordando-a com um olhar jurídico.

No ano passado foram abordados temas como: a discriminação dos trabalhadores domésticos e a obra literária A Resposta, de Katryn Stockett; o assédio moral trabalhista à luz da obra literária O Primo Basílio”, de Eça de Queiróz; e a estigmatização da adúltera na obra A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. Os encontros aconteceram de maneira remota, por meio da plataforma Google Meet,

O primeiro encontro de 2022 acontecerá nesta quarta-feira (23), trazendo o tema: a perspectiva dos Direitos Humanos na saga de Harry Potter. A palestra será ministrada pelo professor José Baptista de Mello Neto. O evento é gratuito e toda a comunidade acadêmica pode participar. Cada encontro conta com um certificado de 3 horas emitido pela PROEX.

Para ficar por dentro de todas informações, incluindo os dias dos próximos debates, basta ir para o perfil do projeto no Instagram (@papodireitocomaliteratura).

Texto: Teresa Lima (Estagiária)