Projeto de extensão desenvolve ações de combate à desinformação em escolas estaduais de Ensino Médio

1 de junho de 2023

Um dos principais elementos que integram o contexto informativo contemporâneo, a desinformação é considerada um desafio para as sociedades que buscam estabelecer bases desenvolvimento com amparo na ética, cidadania e democracia. Diante disso, o projeto de extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica eu combate à desinformação na educação paraibana”, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem empreendido diversas ações com foco no enfrentamento da conjuntura desinformativa junto às comunidades de escolas de Ensino Médio da Paraíba.

A primeira oficina foi realizada na segunda-feira (29) com professores das Escolas Estaduais Orlando Cavalcanti Gomes, em João Pessoa, e Elpídio de Almeida, em Campina Grande. Na oportunidade, a doutoranda em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense, que é especialista em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais, Ana Paula Alencar, que integra o projeto, apresentou os conceitos de desinformação, competência crítica em informação e as possibilidades de utilização desse conhecimento no cotidiano docente. Os docentes deste grupo ainda terão dois encontros para tratar de outras vertentes relacionadas à temática apresentada.

Também foi realizada nesta quarta-feira (31) uma oficina com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Orlando Cavalcanti Gomes. A atividade foi ministrada pela equipe do Projeto Comunica, formada por pesquisadoras de Comunicação, Ciência da Informação, Direito e estudantes dos cursos de Arquivologia e Ciências Biológicas do Câmpus V, que trabalharam conteúdos sobre desinformação, fake news, educação midiática, por meio de recursos como dinâmicas, jogos, vídeos e roda de conversa.

De acordo com a coordenadora do projeto, a técnica-administrativa e doutora em Ciência da Informação, Juliana Marques, este projeto foi idealizado com o objetivo de trabalhar em paralelo ações junto a professores e estudantes, que pudessem auxiliar no combate à desinformação e apontar caminhos para desenvolver uma consciência crítica informacional no cotidiano escolar.

“Buscamos desenvolver um trabalho conjunto, com as oficinas destinadas aos professores, com o objetivo de oferecer a eles um apoio pedagógico para que eles pudessem compreender como trabalhar a competência crítica em informação como conteúdo interdisciplinar, e junto aos estudantes, de forma lúdica, para que eles entendessem o papel de cada um de nós diante da realidade de desinformação que nos cerca, como checar as informações, qual a diferença das fake news e de outros tipos de desinformação, dentre outros conteúdos”, explica Juliana.

O projeto Comunica UEPB, que é vinculado às Pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa, e Extensão, pois é desenvolvido com essas duas vertentes, deve seguir com ações em Escolas Estaduais de Ensino Médio de Campina Grande, Lagoa Seca, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha, Guarabira e Araruna. Para tanto, o projeto conta com a parceria da Assembleia Legislativa da Paraíba, Supremo Tribunal Federal, Governo do Estado da Paraíba, Instituto Palavra Aberta (por meio do Programa Educamídia) e Rede Nacional de Combate à Desinformação.

Texto e fotos: Juliana Marques