Projeto de Extensão desenvolvido em João Pessoa distribui botijões de gás para catadores de materiais recicláveis

22 de novembro de 2022

Solidariedade, preocupação com a vida e promoção da dignidade. Com esse pensamento, o projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores(as) de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entregou 100 botijões de gás a catadores de materiais recicláveis de João Pessoa, assistidos pela iniciativa.

A doação foi feita para os integrantes da Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascamart) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Timbu (Ascare-JP). Foram 70 botijões para Ascamart e 30 para a Ascaré, De acordo com a professora Fátima Araújo, coordenadora do projeto, até dezembro deverão ser distribuídos mais de 300 botijões de gás para associações de João Pessoa e outras cidades assistidas pela iniciativa.

A entrega dos botijões é fruto de um convênio do projeto com a União/Br e Petrobrás/revendedoras da Ultra/Gás. Ela lembrou que o projeto funciona em parceria com o Ministério da Cidadania completa 10 anos em 2023 e foi renovado por mais um ano. O projeto de extensão foi criado em 2013 com o objetivo de dar apoio para a formalização e organização das cooperativas, promover a alfabetização e o letramento e, assim, possibilitar melhores condições de vida para catadores de materiais recicláveis da Zona da Mata Paraibana que compreende os municípios de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.

O convênio renovado tem como objetivo organizar em associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis aqueles que trabalham nas áreas de depósito de resíduos sólidos e ruas da cidade de João Pessoa, capacitando-os e oferecendo-lhes melhores condições de trabalho. Ele visa ainda mobilizar os trabalhadores com vistas a profissionalizá-los e inseri-los nos diversos galpões existentes na Capital, retirando os que trabalham nos lixões e incluí-los em sistema de cooperativismo.

As atividades do projeto são acompanhadas por docentes da UEPB e discentes do curso de Ciências Biológicas, do Câmpus V da Instituição, vinculados ao componente curricular “Educação Ambiental”. O projeto ainda tem o objetivo ainda de orientar os catadores sobre a importância de se trabalhar em associações e cooperativas visando à superação da exploração do seu trabalho. Além de inseri-los nos diversos programas sociais como projetos de alfabetização, programas de economia solidária, programas de alimentação a exemplo do Mesa Brasil e a inclusão no Cadúnico.

O projeto contempla 700 trabalhadores entre homens e mulheres e envolve mais de três mil pessoas. Ele conta com seis alunos bolsistas, seis voluntários e cinco docentes. A iniciativa funciona graças a parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH/PB), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Petrobrás, União/Br, União Paraíba, Defensoria Pública do Estado da Paraíba, Promotoria Pública do Estado da Paraíba, e CCBSA.

Texto: Severino Lopes