Projeto de Extensão promove palestra on-line sobre a emancipação moral da mulher latino-americana oitocentista

14 de novembro de 2022

O Projeto de Extensão “Núcleo de Ensino de Língua Espanhola e Literatura Hispânicas” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, no próximo dia 1 de dezembro, às 15h, a palestra intitulada “Afinal, o que vem a ser a Mulher?: a emancipação moral da mulher latino-americana oitocentista no Jornal das Senhoras”. A atividade será ministrada pela professora Luma Virginia de Souza Medeiros, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A palestra é baseada em uma obra nascida quando Simone de Beauvoir escreveu o Segundo Sexo (1949), no burburinho da Paris pós-guerra, o campo intelectual filosófico e foi agudamente atingida, visto que a obra criticava a pretensa neutralidade epistemológica do pensamento humanista da época, e expunha as desigualdades das relações entre os sexos. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas on-line por este link.

Conforme explicou a organização do evento, sob a coordenação da professora Cristina Bongestab, pouco mais de cem anos antes do seu questionamento sobre o que é ser mulher na América Latina, uma intelectual argentina, exilada no Brasil Imperial, provocava o meio intelectual e literário com a mesma questão. A palestra será realizada on-line por meio do Google Meet, no endereço eletrônico: https://meet.google.com/ktu-ywyv-zfv.

Texto: Severino Lopes