Projeto de pesquisa estuda inovações pedagógicas em municípios da microrregião da cidade de Guarabira

18 de março de 2022

No contexto de pandemia, que tem afetado de sobremaneira o cenário educacional brasileiro, uma iniciativa desenvolvida no Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), busca traçar um panorama sobre as inovações pedagógicas desenvolvidas nas escolas localizadas no entorno ao Centro de Humanidades (CH) da instituição. O projeto “Inovações pedagógicas e a pandemia de covid-19: um olhar a partir da Educação Básica em municípios da microrregião de Guarabira-PB”, foi aprovado na cota 2021/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UEPB.

A coordenadora, professora Luciana Silva, explica que estudos que envolvem a escola e todo o sistema educacional de Educação Básica são muito importantes, e diante do cenário de pandemia estas pesquisas se tornam ainda mais propícias. “Haja vista que nós tivemos toda uma mudança no nosso cotidiano escolar, em relação à questão pedagógica, ao ensino e aprendizagem e à própria gestão da escola e administração dos processos educacionais que acontecem ali”, declara a docente.

De acordo com o projeto, será executada uma pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo será realizada nos 24 municípios de atuação da 2° Gerência Regional de Ensino (GRE), onde será escolhida uma escola de Ensino Fundamental e Médio por cidade, com exceção do município de Guarabira, na qual serão atendidas quatro escolas, uma de Ensino Fundamental e Médio e as outras três de Ensino Médio integral e técnico. Além disso, a pesquisa será realizada através de formulário eletrônico e entrevistas com os gestores e professores e incluirá documentação e registro disponível das experiências na 2ª GRE.

De acordo com a pedagoga especialista em Psicopedagogia, Flaviana Barbosa, esse período pandêmico pode ser definido como muito desafiador e, por diversas vezes, assustador, porém, esse tipo de pesquisa poderá aproximar as pessoas que trabalham com a educação básica das verdadeiras condições oferecidas para o uso motivacional dessas inovações que vem surgindo durante esse período pandêmico. “Acredito que, com paciência e esforço, os docentes tiveram que se fortalecer para aceitar essa nova condição pedagógica”, avalia.

A coordenadora do projeto ainda reforça que espera que essa pesquisa consiga trazer uma contribuição de deixar público esse processo que vem sendo vivenciado na gestão das escolas da microrregião durante esse período. “Espero que essa pesquisa leve a uma reflexão, a uma ação intencionada no sentido de refletir sobre o processo de educação que acontece dentro das escolas, principalmente, nesse momento de influência de uma pandemia em nível mundial. Então é isso que a gente espera, que talvez a partir desse processo de conhecimento e de reflexão, possamos colaborar com a ação pedagógica e administrativa da gestão do sistema de ensino do município e microrregião de Guarabira”, enfatiza.

A perspectiva do projeto é que no fim das pesquisas possam ser apresentadas as inovações pedagógicas nos locais estudados o que se soma ao levantamento em andamento pela GRE realizado com os professores desde o ano de 2020. Os resultados da pesquisa serão apresentados através da publicação de artigos científicos.

Texto: Hallana Barbosa (Estagiária)