Projeto do Departamento de Química sobre rejeitos de rochas ornamentais é contemplado em edital do CNPq

1 de dezembro de 2022

Projeto de pesquisa com participação do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi contemplado esta semana com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Chamada CNPq/CT-Mineral/CT-Energ Nº 27/2022 – PD&I para o desenvolvimento integral das cadeias produtivas de Minerais Estratégicos.

Nesta Chamada, a UEPB teve um projeto aprovado com financiamento em torno de R$ 350 mil em custeio e bolsas, na linha temática de Minerais Estratégicos com Elevado Déficit Comercial: agrominerais, abrangendo pesquisa e desenvolvimento tecnológico de fontes alternativas e rotas de processamento para produção de nutrientes de origem mineral (P, K e S) para agricultura e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D& I) em caracterização tecnológica e metodologias de avaliação de eficiência agronômica de remineralizadores de solos.

O projeto “Desenvolvimento tecnológico para rejeitos de rochas ornamentais: estudo de viabilidade da incorporação dos rejeitos finos de pegmatitos em correção de solo agrícola” será coordenado pelo professor Antonio Augusto Pereira de Sousa, do Departamento de Química. A proposta resulta de uma importante parceria entre a UEPB, Embrapa Algodão e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Câmpus de Campina Grande. Na cooperação, também estão inclusas a Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas); Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA-PB); Fuji S/A, Mineração Boa Vista Ltda; Top Stone mineração Ltda; Vitória Agroindustrial Ltda e Cachacaria Matuta Ltda.

Segundo professor Antonio Augusto, o projeto reúne as expertises dos pesquisadores das instituições e entidades envolvidas para que juntos possam somar esforços e conhecimentos na implantação de técnica de rochagem, com os rejeitos de mineração da região. O pesquisador observou que esta rede de interinstitucional será capaz de dar respostas à cadeia de arranjos produtivos locais de significativa importância regional, com destaque para mineração e cachaça nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O projeto “Desenvolvimento tecnológico para rejeitos de rochas ornamentais” tem como membros professores e alunos do PPGQ, como a mestranda Maria Barbosa da Silva Cordeiro; os professores Alberto Soares de Melo e José Félix de Brito Neto, do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA); professores Laércio Leal dos Santos, William de Paiva e doutoranda Alinne Marianne Martins Araújo do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).

Demais pesquisadores que fazem parte da equipe são: doutoranda Hilda Camila Nascimento Nogueira, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e egressa do curso de Química Industrial da UEPB; José Carlos Aguiar da Silva, da Embrapa Algodão e a professora Ianna Maria Sodré Ferreira de Sousa, do IFPB, Câmpus Campina Grande.

Texto: Juliana Rosas