Projeto educacional desenvolvido em parceria com Editora da UEPB é finalista do Prêmio Jabuti

Projeto educacional desenvolvido em parceria com Editora da UEPB é finalista do Prêmio Jabuti
12 de novembro de 2021

Pela terceira vez, um projeto apoiado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) é finalista do Prêmio Jabuti, considerado o Oscar da Literatura Brasileiro. “Desengaveta Meu Texto”, foi confirmado na final da 63ª edição da principal premiação de literatura do Brasil. A lista foi divulgada na última terça-feira (9). A iniciativa é coordenada pela professora Patrícia Rosas, supervisora no PIBID Letras UEPB, na Escola CAIC, em Campina Grande, e concorre na categoria “Fomento à Leitura”.

O “Desengaveta Meu Texto” surgiu das experiências da professora em sala de aula com a ideia de incentivar a leitura para além da obrigação escolar. O projeto tem o apoio da EDUEPB na doação de livros e surgiu há quatro anos quando começou a ser desenvolvido em escolas públicas de Campina Grande. Segundo a professora, o incentivo financeiro do Banco Itaú Social e da Fundação Carlos Chagas, entre os anos de 2019 e 2021, possibilitou a expansão e consolidação da atividade.

Durante os últimos anos o projeto se transformou num instituto educacional sem fins lucrativos e atualmente atende a comunidade de forma geral. A principal atividade no momento é o clube de leitura solidário, o “Move Leitor”, que apadrinha crianças e jovens de diversas escolas públicas da Campina Grande. Em 2018 a professora foi finalista do Prêmio Jabuti com a Revista Tertúlia. Em 2020, ela chegou à final com o projeto de leitura e escrita “Desengaveta Meu Texto”.

A professora disse que estava feliz por ser finalista do Jabuti, e afirmou que espera que este ano conquiste o prêmio. Ela destacou a parceria com a UEPB, por meio da EDUEPB, que já doou vários livros que possibilitaram o desenvolvimento do projeto nas escolas públicas. O diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, também comemorou a indicação do projeto na final do Jabuti. Ele destacou a importância da atividade que tem incentivado a leitura de vários estudantes da Educação Básica. Professor Cidoval explicou que a EDUEPB renovou a parceria, e este ano deve sair com um carro circulando nas escolas para divulgar e mostrar a relevância da leitura.

A cerimônia de entrega do Jabuti acontece em no dia 25 de novembro. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil.

Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação