Projeto elabora glossário de termos técnicos e científicos para expressões das políticas de gênero e sexualidade

27 de junho de 2023

Um instrumento de letramento coletivo e social, com a tentativa de fugir de um discurso, embora científico, mas com muitas marcas ideológicas colonialistas. Esta é a proposta do projeto “Aprender com o diferente é normal: propondo um glossário de termos científicos ligados às questões de gênero”, coordenado pelo professor Marcelo Vieira da Nóbrega, do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A iniciativa, que conta com a participação do estudante Marcos Aurélio Marques Lima, faz parte da cota 2022/2023 do Programa Institucional de Inovação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (UEPB/PIBIT/CNPq) tem como objetivo elaborar um glossário de termos técnicos e científicos de expressões ligadas às políticas de gênero e sexualidade que será disponibilizado a toda comunidade universitária, tanto por meio físico, quanto de sites e através da criação de um aplicativo.

Segundo o professor Marcelo, a ideia do projeto que está em fase de conclusão, nasceu de um sentimento coletivo, experienciado entre orientador e orientando, marcado por inquietações, algumas decepções. Diante desse cenário, o professor e o orientando acharam relevante a formulação e a publicação de um glossário por muitas razões, dentre as quais, eles destacaram ser ele um instrumento de letramento coletivo.

“Esse glossário é uma das muitas formas de fugirmos da tentação da imposição de um discurso, embora científico, mas com muitas marcas ideológicas colonialistas: branco, heteronormativo, sexista, normalizante religioso, bastante colorido, carregado de preconceitos e hipocrisias de todo tipo, além de muito próximo das tendências ideológicas do pensamento politicamente correto, hegemônicos e, por vezes, preconceituoso quando a questão é política de gênero e sexualidade”, explicou o professor Marcelo.

Texto: Severino Lopes