Projeto homenageia os 50 anos de fundação do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba

26 de julho de 2022

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) comemora no ano que vem 50 anos de existência. Para contar a história do curso e fatos marcantes que aconteceram ao longo de cinco décadas, foi criado o projeto Meio Século. Ele nasceu na disciplina “Laboratório de Jornalismo Digital”, ministrada pela professora Rackel Cardoso.

A ideia surgiu em uma reunião de pauta durante a aula. “Eu passei o desafio para os estudantes produzirem vários produtos digitais de Jornalismo e um deles poderia ser um documentário, feito com os próprios celulares e edições mais simples. Entre várias sugestões, a dos 50 anos do curso foi acatada por ser muita história e ter muita coisa para contar” explicou a professora Rackel Cardoso.

Momentos marcantes que aconteceram ao longo dos 50 anos estão compilados em um documentário, que foi lançado nesta sexta-feira (22), na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. O documentário contou com a participação de professores dos primeiros anos do curso de Jornalismo, ex-alunos e pessoas que fazem parte do curso hoje. O projeto também envolve o desenvolvimento de um site, perfis nas redes sociais, uma revista e um podcast com entrevistas e participação de vários outros profissionais que possuem algum tipo de ligação com o curso.

Louise Viana, uma das alunas do curso de Jornalismo envolvidas na produção e execução do projeto, conta que todos os produtos se relacionam de alguma forma. “O conteúdo da revista não é o mesmo assunto do documentário, mas eles se complementam de alguma forma. Então, quem se sentir mais confortável em assistir, ouvir ou ler, vai poder ter essa experiência com todas as nossas produções. Provavelmente, o leitor e o expectador vão ter a sensação de que são assuntos próximos, feitos com abordagens diferentes, mas mantendo tudo interligado”, explicou.

Todo o material produzido pelo Meio Século está disponível no site oficial do projeto.

Texto: Rodrigo Silva (Estagiário)
Fotos: Vitória Félix e Daiane Ramos