Projeto “Nossos Genes” abre período de inscrições para processo seletivo com bolsa para iniciação científica

22 de maio de 2024

Já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de junho as inscrições para o processo seletivo do projeto “Nossos Genes”, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem a finalidade de realizar uma avaliação de custo-benefício da oferta de testes genéticos para planejamento familiar para o Sistema Único de Saúde (SUS). A inscrição está disponível neste link.

Ao todo, participarão da pesquisa cinco mil casais que tenham a intenção de ter filhos nos próximos três anos. A eles será oferecida a oportunidade de realizar exame genético (exoma) para cerca de 400 genes para os quais já foram associadas mutações patogênicas. Na Paraíba, serão oferecidos 500 testes genéticos para os casais que quiserem participar do projeto.

O projeto tem a coordenação do professor Michel Satya Naslavsky, do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), na UEPB conta com a colaboração do grupo de pesquisa da professora Silvana Santos.

A seleção é destinada para bolsistas de iniciação científica, do Bacharelado ou Licenciatura em Ciências Biológicas, sendo oferecida uma bolsa de estudo, com a possibilidade de ampliação no futuro para mais bolsas. As temáticas de trabalho dos(as) estudantes bolsistas poderão abranger a Genética Humana e Médica, Bioinformática e/ou para a Saúde Pública, oferecendo a oportunidade de seleção de um bolsista e dois voluntários. Além disso, a bolsa está programada para ter início em setembro de 2024.
Os pré-requisitos para a seleção são:
– Cursar Ciências Biológicas (Licenciatura ou Bacharelado) no Câmpus V, em João Pessoa;
– Ter conhecimento básico em Genética;
– Disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação ao projeto.
– Para bolsista – CRE acima de 7,0
Atribuições:
– Participar na campanha de divulgação científica;
– Contribuir no cadastramento e entrevistas com os participantes;
– Auxiliar na coleta e análise de dados.
– Ter disponibilidade para aprender Bioinformática e/ou Bioestatística.