Projeto oferece cursos e utiliza mídias sociais para aperfeiçoamentos no ensino da Contabilidade

23 de março de 2022

Criado a partir do programa de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) denominado Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF), o projeto de extensão “Espaço Contábil Fiscal” (ECF), que é coordenado pelo professor do curso de Ciências Contábeis, Elinilton Menezes, passou por várias fases desde que foi idealizado e, sobretudo, com a pandemia de covid-19, precisou reinventar suas atividades com o objetivo de seguir ministrando conteúdos de Contabilidade acessíveis ao público.

Atualmente, o projeto atua em quatro linhas, no Instagram, com informações resumidas e fáceis de serem lidas por todas as pessoas sobre temas do mundo da contabilidade; palestras, cursos e eventos. Um destes aperfeiçoamentos é a Semana do Imposto de Renda da Pessoa Física, momento aberto para toda a comunidade que costuma contar com a participação de estudantes, contadores e comunidade em geral interessada na temática.

No período anterior à pandemia, o projeto costumava realizar ações na Universidade, onde estudantes e Coordenação preparavam um momento para realizar as declarações de imposto de renda dos interessados e prestar assessoria contábil. Além disso, o projeto empreende ações específicas para prestação de contas partidárias e de políticos, através de cursos ministrados em períodos eleitorais, visando suprir esta demanda na área da Contabilidade intensificada no período de eleição.

Outra iniciativa bastante aguardada é o curso sobre o imposto de renda da pessoa física ministrado pelos professores Francisco Leite, que é auditor fiscal e pioneiro no projeto, e Elinilton Menezes. Antes da pandemia da covid-19, o ECF realizava parcerias com instituições externas como o Conselho Regional de Contabilidade, mas, devido às medidas de isolamento social necessárias na pandemia, tais atividades de colaboração tiveram que ser suspensas.

Com o novo cenário imposto, a equipe do projeto criou uma página no Instagram, na qual os extensionistas, graduandos em Ciências Contábeis do Câmpus I, em Campina Grande, têm a oportunidade de vivenciar de forma rotineira a Contabilidade, pesquisando e produzindo conteúdos sobre temas relacionados a tributos, legislação, calendário tributário, entre outros. O projeto traz semanalmente postagens sobre temas atuais como atualizações na legislação e alguns temas fora do calendário contábil.

Durante o período até o dia 29 de abril, época em que são realizadas as declarações do imposto de renda em 2022, o “Espaço Contábil Fiscal” direciona suas iniciativas para essa temática, o que já era feito presencialmente, mas, no contexto pandêmico, precisou ser adaptado. “Por cinco anos consecutivos fizemos o imposto de renda da comunidade universitária, bem como da comunidade em geral. Atualmente, o projeto segue apresentando temas contábeis em seu perfil na mídia social. Então, por meio das nossas publicações, buscamos esclarecer a sociedade sobre a importância deste momento, bem como sobre atualizações sobre a legislação tributária de modo geral”, explica o professor Elinilton.

A extensionista Alany Oliveira, avalia que o projeto é uma forma de aproximar a comunidade da Universidade, ao mesmo tempo em que proporciona a prática necessária ao estudante de Ciências Contábeis. Para a estudante e colaboradora do ECF, Emylly Lima, o “Espaço Contábil Fiscal” também possibilita ir além do conteúdo ministrado durante o curso de forma teórica. “A todo momento estamos em busca de informações que sejam válidas, informações necessárias para as pessoas que precisam fazer algum trabalho contábil. O projeto acrescenta muito ao cotidiano da gente, são impostos que saíram, que foram reduzidos, que foram aumentados, uma nova regra para o INSS. A gente acaba fazendo o estudo da lei e transformando isso em uma informação acessível”, destaca.

O coordenador da iniciativa enfatiza que por meio das mídias sociais o projeto alcança o Brasil todo, o que é perceptível sempre que é lançado um curso e há uma procura de pessoas de fora da Paraíba. Nesse sentido, o projeto alcança o objetivo de fazer com que o conteúdo chegue a um maior número de pessoas. E o público que acompanha diariamente o projeto é diverso, compreende desde contadores a advogados e comunidade em geral. A equipe escolhe temas que estão em constante discussão, atualização ou que interessam ao seu público para abordá-lo em suas produções.

“Em 2020, por exemplo, algumas medidas foram tomadas em relação aos trabalhadores, então surgiram muitas dúvidas porque era algo muito novo para a população e essas dúvidas a gente tentava sanar de forma geral, mas, também de forma individual, quando as pessoas solicitavam”, conta Alany.

Criado em 2014 a partir do NAF, na época coordenado pelo professor Francisco Leite, que aproveitou a experiência como auditor da Receita Federal e professor da UEPB para empreender este projeto, o “Espaço Contábil Fiscal”, intitulado assim desde 2019, consolida-se não apenas pelos cursos ministrados, como o aperfeiçoamento sobre prestação de contas eleitorais realizado em 2020 pelo professor José Luis, profissional com vasta experiência na área, mas, com oficinas e produção de conteúdo que é compartilhado por meio das mídias sociais.

Texto: Josineide Barbosa (Estagiária)