Projeto piloto de Refeitório Universitário do Câmpus V inicia atendimento a 117 estudantes do CCBSA

15 de novembro de 2023

Com a perspectiva de servir de modelo para implantação nos diversos Câmpus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi iniciado nesta terça-feira (14), no bloco de Salas de Aulas do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), em João Pessoa, o Projeto Piloto do Refeitório Universitário do Câmpus V.

A iniciativa, que se constituiu a partir do diálogo entre a Reitoria da Instituição, Pró-reitoria Estudantil (PROEST), Direção do CCBSA, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representações estudantis do Câmpus V, atende neste semestre 117 estudantes selecionados a partir do índice de vulnerabilidade socioeconômica destes. Inicialmente, está sendo oferecido o almoço para esses discentes e, posteriormente, será estudada a possibilidade de ampliação com a oferta do jantar.

A vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, que esteve presente no primeiro dia de atividade do refeitório, não escondeu a satisfação em testemunhar a conquista dos estudantes e de compartilhar com eles e elas esse momento. Já a reitora, professora Célia Regina Diniz, celebrou o início do projeto piloto do refeitório e destacou que a perspectiva é que essa iniciativa sirva de modelo para a expansão para os demais Centros de Ensino.

“Nós que fazemos a gestão da UEPB trabalhamos por bastante tempo estudando a melhor forma de atender a uma demanda antiga da comunidade acadêmica do CCBSA. A implantação de um projeto piloto de um refeitório universitário é de fundamental importância por oferecer refeições balanceadas, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos estudantes, essenciais para o bom rendimento acadêmico, particularmente aqueles que têm orçamento limitado para se alimentar de forma adequada. A partir deste projeto, pretendemos iniciar estudos para replicar para os demais Câmpus que não possuem refeitório ou Restaurante Universitário”, explica a reitora.

A pró-reitora estudantil, professora Nubia Nascimento, também comemora esse avanço nas políticas estudantis da UEPB. “Hoje a UEPB inicia mais uma fase da sua história com as atividades do refeitório do Câmpus V. Uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica. Foi iniciado como plano piloto para ser ampliado para os outros Câmpus que têm igual necessidade. Nós que fazemos parte desta história estamos felizes por podermos proporcionar aos estudantes mais uma assistência, mais um cuidado para que a sua permanência na Instituição seja consolidada. Estamos juntos buscando o melhor para nossas e nossos estudantes”, conclui a pró-reitora.

De acordo com Emanuelle Albuquerque e Priscilla Rocha, coordenadoras gerais do DCE, durante essa gestão do Diretório foram realizadas diversas reuniões com a PROEST e Reitoria tendo como pauta a expansão dos restaurantes universitários.

“Hoje é um dia de imensa alegria para todos os estudantes da nossa universidade. Este momento representa a realização de um sonho não apenas da atual gestão do DCE, mas de todas as gestões passadas, assim como dos estudantes e membros dos CAs que dedicaram esforços incansáveis para tornar possível a implementação do Restaurante Universitário no nosso campus em João Pessoa. Temos motivos de sobra para celebrar essa conquista! No entanto, estamos cientes de que João Pessoa é apenas o começo. Nosso objetivo é que todos os câmpus contem com um RU, pois a alimentação do estudante na universidade é um direito essencial e uma das formas mais legítimas de assistência estudantil”, declaram as representantes do movimento estudantil.

O dirigente do Centro Acadêmico de Relações Internacionais, Mateus Figueiredo, celebrou a conquista do refeitório universitário e lembrou que se trata de uma iniciativa carregada de simbologia por ser algo que vem sendo buscado há 17 anos concretizando-se como uma política pública de permanência estudantil. O diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon, também recorda que esse momento é histórico para o Câmpus V, e avalia que é fruto de uma confluência entre movimento estudantil, gestão do CCBSA e Administração Central da UEPB.

A estudante Sara Munis Aveiro, que é natural de São Paulo, considera o restaurante universitário no CCBSA um importante avanço considerando que o Câmpus V recebe muitos discentes de fora que não tem condições de manter uma alimentação saudável e de qualidade no cotidiano. Para a estudante Bruna Victória Ramos o momento é de comemorar essa vitória da comunidade acadêmica do CCBSA. “Ter a oportunidade de desfrutar do RU está sendo muito incrível e eu estou muito feliz porque, especialmente hoje, eu iria ao trabalho sem almoço, mas, graças à abertura do RU eu pude almoçar antes de ir trabalhar. Isso é uma conquista muito importante e eu tenho certeza de que vai ajudar alunos e alunas do nosso Câmpus”, avalia.

Os estudantes contemplados nesta fase inicial terão direito a almoço durante os dias aula do período letivo 2023.2 e devem apresentar um documento de identificação com foto ao se apresentar para realizar a refeição, preencher uma lista de presença e realizar a refeição no local. Da aquisição dos utensílios, equipamentos, gêneros alimentícios à elaboração do cardápio, todo esse trabalho é acompanhado pela nutricionista do CCBSA Nayara Massa.

Texto: Juliana Marques