Projetos de Extensão realizam ações de caráter social e assistencial em comunidades de João Pessoa

5 de junho de 2023

Com iniciativas extensionistas que possuem uma dimensão social e um olhar humano e afetuoso para atender pessoas em situação de vulnerabilidade, os projetos “Universidade em Ação (PUA): fortalecendo identidades, emancipando pela arte e construindo cultura e paz” e SACIAR, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), têm empreendido iniciativas junto à Associação dos Moradores Santa Clara, localizada no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa, com foco na alfabetização, letramento e na distribuição de alimentos e refeições.

Intermediado pela equipe do Projeto SACIAR, que já empreendia ações relacionadas à doação de alimentos e oferta de refeições no local, o contato do PUA com a Comunidade Santa Clara deu-se para atender a uma demanda de reforço e letramento das crianças. Diante disso, de acordo com a estudante de Relações Internacionais Marina Tsopanoglou, foram realizadas atividades para gerar conexão e confiança, por meio da palhaçaria e brincadeiras, e uma vez por semana, além do letramento a equipe do PUA realiza a práticas de Yoga com as crianças.

“Já estamos atuando lá faz dois meses. Essa alfabetização que estamos fazendo, procura ser mais personalizada o possível para cada criança, assim conseguimos ensinar de um modo mais humanizado e promovendo segurança para eles. Além do letramento, estamos fazendo prática da Yoga para ajudar na consciência corporal e promover a ideia dos guerreiros da paz”, explica Marina.

Criado em 2011 o PUA reúne estudantes da graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB e mestres e doutorandos egressos da UEPB e já realizou diversas ações lúdicas em asilos, creches, escolas e praças em João Pessoa, principalmente utilizando palhaçaria. Para a efetivação destas iniciativas o PUA têm desenvolvido parceria com diversas entidades como a Organização Não Governamental Palhaços Sem Fronteiras Brasil (PSFB). As ações também são articuladas ao trabalho do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB), que se dedica, por meio da teoria e prática, a conhecer, aperfeiçoar e praticar as ferramentas preventivas de construção de paz (círculo de diálogo, emancipação por meio da arte e da cultura, dentre outras) e as ferramentas de resolução e transformação de conflitos (mediação, justiça restaurativa), por meio de projetos, simulações e ações na comunidade.

SACIAR
De acordo com o professor de Relações Internacionais Alexandre Leite, coordenador do Projeto Saciar, essa iniciativa foi criada em 2020 como um projeto social para atender a emergência de insegurança alimentar que a pandemia acentuou, mas, apenas em 2022 foi institucionalizado enquanto Projeto de Extensão situado na área de direitos humanos.

Com o tempo o SACIAR passou de uma iniciativa que arrecadava alimentos não perecíveis e distribuía para algumas comunidades e grupos em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, para um projeto que possui espaço físico de cozinha (em região de cessão) para preparo dos alimentos arrecadados, além de uma rede de distribuição destes alimentos.

“Tenho o entendimento que é uma responsabilidade social compartilhada pensar na situação de pessoas em vulnerabilidade, passando fome, sobrevivendo nas ruas e nas ocupações, assentamento e nas comunidades periféricas também em vulnerabilidade. Muitas crianças e idosos em situação crítica sem alimento, sem saúde, sem prestação de serviços assistenciais básicos. Aí criei o SACIAR”, relembra o coordenador.

O professor Alexandre César Cunha Leite também realizou um mapeamento das principais comunidades em situação de Insegurança Alimentar (IA) na região metropolitana de João Pessoa, estabelecendo contato com os líderes locais dessas comunidades para facilitar a ação do SACIAR dentro delas. Em 2022, além da Santa Clara, o SACIAR realizou ações no Muçumagro, No Aratu e na Dubai, com foco na população em situação de rua e nas ocupações.

Para mais informações: Instagram – @_saciar / @projetopua.

Texto: Juliana Marques