Projetos realizam oficina de combate à desinformação junto a idosos da Universidade Aberta à Maturidade

18 de outubro de 2022

Com o objetivo de orientar o público da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre como verificar a credibilidade das informações que recebem, as formas de checagem, os critérios para o reconhecimento de fake news, os tipos de desinformação, dentre outros tópicos, foi realizada na sexta-feira (14), nas instalações da UAMA em Campina Grande, a oficina “Muito além das fake news: vamos conversar sobre desinformação?”.

A atividade é promovida pelo projeto de extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação como ações de comunicação extra-muros”, vinculado ao Câmpus V, com a participação de discentes do curso de Arquivologia e coordenado pela assessora de comunicação Juliana Marques, em parceria com o projeto “Observatório de Jornalismo Cultural (ObjorC)”, desenvolvido por estudantes de Jornalismo, sob a supervisão do professor Luis Adriano Costa, e equipe da UAMA.

Na oportunidade, a equipe do projeto apresentou o conteúdo voltado às pessoas idosas e disponibilizado pelo EducaMídia, programa do Instituto Palavra Aberta, com o objetivo de desenvolver habilidades para desmistificar fake news e identificar a desinformação. O Instituto Palavra Aberta, assim como a UEPB integram o Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reúne outras entidades e universidades do país.

De acordo com a coordenadora do projeto “Comunica UEPB”, a população idosa tem sido alvo constante de desinformação e fake news relacionados a temas diversos, e a oficina foi pensada com o intuito de dialogar com esse público e possibilitar o desenvolvimento da competência crítica em informação e o entendimento do papel de entidades como os veículos da imprensa profissional para a preservação da democracia e dos direitos de cada cidadão e cidadã.

“O cenário informacional e tecnológico da atualidade, no qual a desinformação, que passa a ser utilizada como recurso estratégico para uso político e comercial, desafia as pessoas idosas a desenvolver não apenas a competência instrumental para manejar os recursos tecnológicos que surgem, mas, enseja o letramento informacional para que seja possível identificar as nuances de desinformação que nos rodeiam. Diante disso, propomos essa oficina, junto com a equipe do ObjorC, para dialogar com as idosas e os idosos da UAMA, estabelecendo ligações com o cotidiano deste público e ouvindo os relatos para, a partir disso, apresentar as orientações necessárias relacionadas ao combate à desinformação”, explica Juliana.

Além desta ação com a UAMA, o projeto “Comunica UEPB” tem realizado oficinas de combate à desinformação voltadas a estudantes do ensino médio, graduação em Comunicação e Arquivologia e pós-graduação em Ciência da Informação, Educação e Gestão. Atualmente, a equipe do Projeto segue com a realização das últimas ações de 2022, elaboração de relatórios e planejamento das atividades de 2023, que deve seguir junto ao público do ensino médio.

Da mesma forma, o ObjorC, que é vinculado à Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e se apresenta como o primeiro observatório na web totalmente voltado para a prática do Jornalismo Cultural no Brasil, também pretende desenvolver oficinas de combate à desinformação junto a estudantes de ensino médio. Ambos os projetos devem promover outras ações futuras em parceria.