PRPGP realiza atividade de reflexão e debate com servidoras do setor em alusão ao Dia das Mulheres

9 de março de 2023

Com o objetivo de possibilitar um momento de reconhecimento pelo trabalho das servidoras do setor para o bom andamento das atividades e dialogar sobre os dados relacionados às diversas formas de violência e opressão de gênero, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, nesta quarta-feira (8), um encontro em alusão ao Dia das Mulheres.

Segundo a pró-reitora adjunta de pós-graduação e pesquisa, Nadja Oliveira, foi realizada uma dinâmica e apresentados dados que suscitaram um debate sobre a posição da mulher no mercado de trabalho, a respeito das desigualdades salariais, referente aos casos alarmantes de violência doméstica, quanto ao papel das mulheres na pesquisa, no desenvolvimento da ciência e das tecnologias e os avanços conquistados.

“Nós, mulheres estamos conseguindo ocupar mais espaços, temos aumentado a presença na pós-graduação e na pesquisa, nos mestrados e doutorados, mas, ainda precisamos conviver com uma realidade de violência e desigualdades que faz com que o dia 8 de março seja de lutas. No âmbito da UEPB, é preciso reconhecer que há uma gestão disruptiva, porque temos mulheres gestoras e ocupando cargos estratégicos por capacidade técnica. Mas, realizamos esse debate com as servidoras do nosso setor para aproveitar a data e reforçar a importância de seguirmos buscando melhorias para as mulheres em nossa sociedade”, explica a professora Nadja Oliveira.

Na oportunidade, foi exibido um conteúdo com informações sobre o cenário do mercado de trabalho para mulheres, o rendimento financeiro desigual, as diversas formas de violência enfrentadas, o desemprego, a discrepância entre o cenário social para mulheres brancas e negras e o panorama sobre a participação de mulheres na ciência e na pesquisa.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação