Realizada a Colação de Grau do semestre letivo 2022.2 do Centro de Ciências Humanas e Exatas

20 de dezembro de 2022

Uma manhã de sonhos, realizações e conquistas. Um dia para ficar na história e guardar na memória. Sentimentos de gratidão que afloraram, lembranças de uma trajetória marcada por desafios, lutas e sonhos e que chegou ao término de forma vitoriosa. Depois de quatro anos de estudos, trabalhos acadêmicos e provas, os concluintes dos cursos de Letras (Português e Espanhol), Matemática e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VI, localizado na cidade de Monteiro, enfim, colaram o grau acadêmico.

Ao todo, 42 formandos colaram grau acadêmico, sendo 17 de Ciências Contábeis, sete de Letras (Espanhol), nove de Letras (Português) e outros nove de Matemática. A solenidade de Colação de Grau do semestre 2022.2 foi realizada na Casa Irnan Festdecor Recepções, e marcou para sempre a vida dos novos profissionais.

A assembleia foi presidida pela reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, e ainda contou com a participação do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; do diretor do CCHE, professor Roger Ruben Huanca; do diretor adjunto, professor José Humberto Nascimento, a professora Ilcleidene Pereira de Freitas; coordenadora do curso de Ciências Contábeis; e a professora Maria da Conceição Almeida, coordenadora do curso de Letras. Professores, familiares e convidados participaram da cerimônia.

Águida Pereira de Sousa, do curso de Letras (Português), foi incumbida da missão de prestar o juramento. Já a oradora foi a graduanda Maria Clara Pereira da Silva, do curso de Ciências Contábeis. Em seu discurso, ela disse que a caminhada estava chegando ao término. Superação, gratidão e transformação marcaram as palavras dela. “Traçamos nossas metas, resistimos e aqui estamos. Nosso desejo de querer lutar por qualidade de vida nos trouxe a este momento”, destacou.

O paraninfo geral das turmas, o professor Jordão Joanes Dantas da Silva, também fez um discurso emocionante. O homenageado iniciou a sua fala, destacando que o momento era especial e de celebração. Ao expressar os sentimentos pela homenagem, o professor disse que estava honrado por ter sido escolhido como paraninfo. Ele enfatizou que os concluintes deveriam estar orgulhosos por terem conseguido se formar em uma universidade de excelência, comprometida com o desenvolvimento da Paraíba.

Em um conselho para os formandos, o paraninfo conclamou os graduandos a valorizarem a profissão, trabalhando com amor ética e respeito, com a missão de transformar a realidade e garantir o bem da sociedade no exercício da profissão. Antes de concluir seu discurso, o professor lembrou que mesmo na era tecnológica, os concluintes não poderiam deixar o lado humano e de ter a sensibilidade para olhar as pessoas de forma humanizada.

Já o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, afirmou para os formandos que a Colação de Grau se revestia de muitos significados, sendo uma celebração que tem na alegria do presente sua expressão, mas é no sonho passado, conquistado que encontra os seus motivos. Enfático, disse que a cerimônia era um momento de vitória, realização de um sonho e esperança. “Guardem bem esse momento na memória de vocês, pois isso ficará para sempre. Nesse caminho vocês também encontraram amigos, que agora vibram com a vitória de vocês”, destacou.

O momento mais aguardado foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Inicialmente, a formada Ana Aline Sousa Nascimento colou o grau em nome da turma de Ciências Contábeis, conferido pela professora Ilcleidene Pereira de Freitas, coordenadora do curso. Em seguida foi a vez dos formandos do curso de Letras (Espanhol) colarem o grau. A formanda Marcela Layrla de Freitas, representou a turma, após conferência promovida pela professora Maria da Conceição Almeida, coordenadora do curso.

Na sequência, foi a vez dos graduandos de Letras (Português) colarem o grau. A formanda Raiane Gomes de Oliveira, esteve à frente da turma, em conferência realizada pela professora Maria da Conceição. Finalizando foi a vez do formando Éric Marcelo Alves Medeiros, do curso de Matemática colar o grau acadêmico em nome da turma, conferido pelo coordenador do curso, professor Luiz Lima de Oliveira Junior.

Com os concluintes devidamente graduados, a reitora Celia Regina Diniz proferiu um discurso empolgante e marcado por poesias e reflexões. Ao iniciar a sua fala, a reitora destacou trechos do poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, e lembrou que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, tudo valeu a pena na vida dos concluintes. O poema, conforme explicou, narra uma onda de dificuldade, e traduz os sentimentos dos formandos ao longo do percurso. “Eu sei que não foi fácil chegar até aqui para que vocês pudessem concluir um curso superior na Universidade Estadual da Paraíba. Vocês resistiram a todos os desafios. Muitas foram as adversidades, mas vocês venceram”, disse.

Celia Regina destacou a importância e o papel da UEPB, uma Instituição comprometida e reverenciada por realizar um trabalho social de grande relevância. Ela lembrou que a Universidade é uma Instituição que dá tudo de si para formar profissionais críticos e aptos para enfrentarem o mercado de trabalho, transformando vidas. A reitora ainda lembrou que muitas pessoas contribuíram para que os graduandos chegassem a realização do sonho, a exemplo dos professores, e familiares, alicerces que não mediram esforços para que a jornada fosse vitoriosa.

Após a fala da reitora, uma longa e expressiva salva de palmas celebrou o momento de coroação dos novos formados do Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Monteiro.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos