Reitor da UEPB e Associação de Docentes discutem sobre condições de trabalho durante pandemia

17 de julho de 2020

Em reunião virtual realizada na manhã desta sexta-feira (17), o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, se reuniu com diretores da Associação de Docentes (ADUEPB) da Instituição, com os quais discutiu questões relacionadas às condições de trabalho docente durante a pandemia da Covid-19, entre outros assuntos de interesse dessa categoria de servidores.

A reunião atendeu a pedido da ADUEPB, feito pela presidente da entidade, professora Mauriene Freitas. Também participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luciano Albino; a procuradora jurídica da UEPB, Marina Torres; o chefe de Gabinete da Reitoria, Ricardo Soares; e o assessor de Gabinete, Ítalo Vilarim; além de integrantes da entidade sindical.

Professora Mauriene e demais diretores da Associação, participantes da reunião, elencaram alguns pontos que envolvem o trabalho docente de forma remota, como definição de horário para atendimento de alunos, e questões relacionadas à disponibilidade de equipamentos tecnológicos para que os professores desenvolvam suas atividades acadêmicas de forma on-line.

O reitor Rangel Junior destacou que todas as ações adotadas pela Administração Central da UEPB no que diz respeito às atividades remotas docentes têm prezado pelo respeito pleno aos direitos individuais e coletivos, inclusive com a aprovação da flexibilização do registro dos encargos docentes pelo Conselho Universitário (Consuni), e frisou que o diálogo será mantido para se buscar alternativas visando sempre a melhoria das condições de trabalho dos servidores da Instituição.

Ele lançou a proposta para elaboração de algo como um “protocolo ético” que discipline os limites e compromissos entre docentes e estudantes durante o período de realização das aulas remotas, como forma de preservar as boas condições de trabalho e de ensino-aprendizagem, além da qualidade de vida de professores e alunos diante da realidade imposta pelo cenário da pandemia vivenciado atualmente.

Rangel ressaltou, ainda, que é preciso pensar em medidas com o devido cuidado para não afetar a saúde das pessoas e enfatizou a necessidade da Universidade servir à sociedade que a financia, dando as devidas respostas aos problemas do seu tempo. Reitoria da UEPB e direção da Associação de Docentes devem voltar a se reunir em breve para seguirem com o diálogo democrático voltado a garantir que as decisões tomadas atendam as demandas docentes e também dos alunos, para o melhor aproveitamento possível das atividades remotas, enquanto permanece a necessidade de distanciamento social como medida de prevenção contra a contaminação pelo novo coronavírus.

Texto: Tatiana Brandão
Imagem: Reprodução da sala virtual da reunião