Reitora da UEPB defende destinação de recursos em reunião da bancada paraibana na Câmara dos Deputados

11 de novembro de 2021

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, participou nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados, em Brasília, de uma reunião da bancada federal paraibana para viabilizar, junto aos parlamentares, recursos para serem investidos na Instituição. No Congresso Nacional, a reitora fez uma apresentação de algumas ações desenvolvidas pela UEPB em favor da Paraíba, e defendeu a destinação de emendas estruturantes do orçamento federal de 2022 para todos os campi da Universidade.

Em sua explanação, a professora Célia Regina destacou que a UEPB tem a necessidade de investimentos para a execução de projetos de infraestrutura nos diversos campi, como a construção de bibliotecas, núcleos de pesquisa e extensão, laboratórios, salas de aula, salas para professores, melhorias no Restaurante Universitário, estruturação do Jardim Botânico, entre outros investimentos. Ela também defendeu emendas para serem destinadas para os projetos que estão andamento na área da Saúde.

“As demandas da UEPB estão voltadas para a infraestrutura, para a construção de salas de aula, de laboratórios e tantos equipamentos que são necessários para o fortalecimento da nossa Instituição”, destacou. A reitora ressaltou ainda que durante a pandemia, a UEPB tem aportado recursos para promover a inclusão de estudantes no ensino remoto, através da implantação do Auxílio Conectividade, destinado aos estudantes com vulnerabilidade social.

“Uma grande parte dos recursos do nosso orçamento foi destinada para a inclusão dos nossos estudantes em um período tão difícil, quando foi implantado o ensino remoto”, acrescentou a reitora que durante a reunião esteve acompanhada da pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Pollyanna Xavier.

Durante a visita ao Congresso Nacional, Célia Regina ainda encaminhou para cada gabinete dos deputados e senadores paraibanos uma lista com as prioridades por câmpus da Universidade. A ideia é que cada parlamentar possa analisar e contemplar a UEPB de acordo com a sua área de atuação. A reitora considerou importante a reunião e lembrou que a UEPB é um patrimônio da Paraíba, constituída por uma comunidade universitária formada por mais de 22 mil pessoas, que contam com a força da bancada, para que seja possível tornar a Instituição cada vez mais forte no Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação.

“Pode-se considerar que o trabalho foi exitoso a contar com as palavras de apoio de vários parlamentares em prol da Universidade”, observou Célia Regina.

Coordenada pelo deputado federal Efraim Filho, a reunião contou com as presenças do governador da Paraíba, João Azevedo; do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, prefeitos e vereadores de municípios paraibanos e várias autoridades. Durante a reunião, o deputado Gervásio Maia lembrou que a UEPB tem uma importância grande, com elevada capilaridade para o Estado da Paraíba.

Já o coordenador geral da bancada federal paraibana, deputado Efraim Filho, destacou a importância da presença da reitora na reunião, e garantiu que os parlamentares estão empenhados em destinar os recursos necessários para os investimentos em todas as Instituições de Ensino Superior da Paraíba.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Assessoria Câmara dos Deputados