Reitora se reúne com representantes da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba

28 de julho de 2021

Na manhã desta terça-feira (27) a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, recebeu em seu Gabinete a presidente da Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB), professora Mauriene Freitas, além de outros diretores da Associação para discutir pontos concernentes à Universidade. Na reunião, também estiveram presentes o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino, o vice-presidente da ADUEPB, Lourivaldo Mota Lima; e o 2º Tesoureiro, José Helber Tavares Cavalcante Júnior.
A pauta do encontro consistiu no pagamento retroativo das progressões de carreira dos docentes da Instituição; retorno seguro às aulas presenciais; além da viabilidade de realização de concurso público para professores. De acordo com a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, a audiência com a Direção da ADUEPB foi muito importante para a manutenção de um diálogo que existe na Instituição entre a Gestão da Universidade e os representantes docentes. Ela explicou sobre os trâmites administrativos dos pontos de pauta que foram debatidos na audiência, e reforçou o compromisso da Reitoria em cumprir com as propostas apresentadas.
A presidente da ADUEPB, professora Mauriene Freitas classificou a reunião como produtiva, destacando que todos os pontos de pauta foram discutidos e os presentes tiveram um bom retorno por parte da reitora. De acordo com ela, os docentes esperam que em breve a Reitoria possa estabelecer um prazo para o pagamento das progressões.
A respeito do concurso público, a reitora reconhece a necessidade de realização do certame para docentes em todos os câmpus da UEPB, e ressalta a precisão de uma atualização das demandas. Entretanto, segundo a professora Célia Regina, no período de pandemia é preciso observar o Art. 8º, da LC nº 173/2020, que dispõe sobre despesas de pessoal até o dia 31 de dezembro deste ano. Após a realização desta reunião, ficou definido que haverá uma solicitação por parte da ADUEPB para a formação de um grupo de trabalho para discutir o PCCR docente, principalmente em relação ao ingresso à classe de professor Doutor Pleno.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Hipólito Lucena