Reitoria da UEPB e SINTESPB se reúnem para discutir teletrabalho e medidas para retorno de atividades presenciais

9 de julho de 2020

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, e a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB/UEPB) se reuniram por videoconferência, na tarde desta quinta-feira (9), para discutir questões relacionadas a teletrabalho, bem como sobre medidas a serem adotadas para quando for possível serem retomadas as atividades presenciais dos técnicos administrativos da Instituição.

A reunião contou com a participação do chefe de Gabinete da Reitoria, Ricardo Soares; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz; da procuradora-geral da Instituição, Marina Torres; do assessor de Gabinete, Ítalo Vilarim; do presidente e do vice-presidente da entidade sindical, Fernando Borges e Gustavo Terto, respectivamente; e demais integrantes do SINTESPB/UEPB.

A Administração Central da UEPB, através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), informou sobre os procedimentos que vêm sendo realizados para dotar todos os setores da Universidade das condições adequadas para o retorno das atividades presenciais. Professora Célia Regina explicou sobre algumas iniciativas desenvolvidas para garantir a segurança em saúde dos trabalhadores da Instituição e relatou o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Contigência, que está constantemente avaliando o cenário de pandemia e buscando alternativas para que os servidores da UEPB realizem seu trabalho de forma segura.

O reitor Rangel Junior garantiu aos dirigentes sindicais que todas as medidas a serem implantadas em relação ao retorno das atividades presenciais serão amplamente discutidas com o a Direção do SINTESPB/UEPB, de forma democrática. Segundo o reitor, tudo o que vier a ser executado será sempre pensado no sentido de que cada pessoa que se dirija ao seu local de trabalho na UEPB se sinta protegida e com sua saúde em segurança.

Não há previsão de quando as atividades presenciais serão retomadas e o trabalho dos técnicos administrativos da UEPB segue de forma remota, até que o cenário de pandemia mude e permita um retorno gradual, conforme informou professora Célia Regina, mas a UEPB já está realizando procedimentos para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e estruturando a Universidade com materiais de consumo para a devida higienização de todos os servidores e locais de trabalho.

Uma reunião entre a equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Comitê de Contingência e Direção do SINTESPB/UEPB será realizada nos próximos dias para que as discussões sobre o plano de retomada das atividades presenciais avancem e seja possível a Instituição implantar as medidas mais adequadas, de acordo com o que indicam as autoridades sanitárias.

Texto: Tatiana Brandão
Imagem: Reprodução da sala virtual de reunião no Google Meet