Reitoria da UEPB informa sobre suspensão por tempo indeterminado das atividades da UAMA

13 de março de 2020

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que decidiu suspender, por tempo indeterminado, as atividades da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) a partir da próxima segunda-feira (16), como medida preventiva em relação à pandemia do novo coronavírus, uma vez que a população idosa integra o grupo de pessoas com maior vulnerabilidade ao Covid-19.

Conforme a Reitoria e a Coordenação da UAMA, a medida está sendo adotada como forma de garantir a segurança e preservação da saúde dos idosos que frequentam a Instituição. A UEPB segue monitorando todas as mudanças conjunturais em relação a pandemia e mantendo interlocução permanente com os órgãos de Vigilância Sanitária e de Saúde em geral para, se fazendo necessário, indicar alterações na rotina institucional de modo geral na Instituição.

Com exceção das atividades da UAMA, o funcionamento da Universidade Estadual da Paraíba segue conforme calendário programado e quaisquer decisões que impliquem em alteração serão objeto de decisão institucional e também amplamente divulgadas por todos os meios de comunicação. Um Grupo de Trabalho (GT) foi constituído e está em diálogo permanente no sentido de monitorar todas as alterações e colaborar com o processo de tomada de decisões, visando a indicação de mecanismos de segurança em relação à preservação da saúde da comunidade universitária.

O Covid-19 já tem casos confirmados no Brasil e, na Paraíba, há casos suspeitos. As pessoas contraem o vírus pelo ar (por gotículas de saliva, do espirro, da tosse, do catarro e da fala de pessoas infectadas), por contato físico (beijo, aperto de mão, abraço), por contato com superfícies não higienizadas (celulares, maçanetas, teclados de computador, corrimão, apoios de transportes públicos, etc) e por via animal (consumo de carnes de animais silvestres).

Os principais sintomas da doença são febre alta, tosse seca ou com secreção, dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal. Outros possíveis sintomas são: dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia.

As formas de prevenção envolvem: lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas; usar álcool 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca; tossir ou espirrar colocando a parte interna do cotovelo à frente do rosto; evitar multidões; usar máscara em ambientes muito cheios ou fechados; evitar tocar olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos; manter distância de, pelo menos, um metro de pessoas tossindo ou espirrando; limpar com álcool objetos usados com frequência e evitar cumprimentos com beijo no rosto, abraço ou aperto de mãos.

Não existe tratamento específico contra o Covid-19. Os pacientes infectados recebem tratamento para aliviar os sintomas. O tratamento indicado pelo Ministério da Saúde é repouso e consumo de bastante água. As medidas adotadas para aliviar os sintomas são: medicamentos para dor e febre; umidificador no quarto e banho quente para aliviar a dor de gargante a tosse.

Devido à chegada do novo coronavírus ao Brasil, o Ministério da Saúde antecipou, para o dia 23 de março, o início da campanha de vacinação contra a gripe. Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o Covid-19, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Texto: Tatiana Brandão