Reitoria recebe missão chinesa e estreita parceria para construção de Observatório Astronômico da UEPB

12 de abril de 2023

Uma cooperação internacional entre duas importantes instituições que avança a cada dia e que resultará em futuras pesquisas espaciais de ponta. Pela segunda vez em menos de um ano, a reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina Diniz, recebeu uma missão chinesa para aprofundar o convênio que culminou nas obras de construção do Observatório Astronômico da UEPB, instalado na cidade de Juazeirinho, no Agreste paraibano. O Observatório faz parte de uma parceria que a Instituição vem desenvolvendo com o Observatório Astronômico de Xangai, na China.

O grupo de chineses formado por Mao Yerpin e Liu Changshur, foi recebido no Gabinete da Reitoria, e contou com a participação de um grupo de professores da UEPB envolvidos no projeto. Além da reitora, participaram da reunião, o chefe de Gabinete da Instituição, professor Luciano Albino, o coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena, o procurador da Instituição, Thales Linhares, além dos professores do Departamento de Física do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Fernando Bertoni e Lourivaldo Mota Lima.

Um dos responsáveis pelo estreitamento da cooperação internacional, Fernando Bertoni fez uma apresentação do projeto, destacando a fase atual da instalação do Observatório. Em sua explanação, ele detalhou alguns passados da parceria entre a UEPB e a instituição chinesa, e mostrou a relevância do convênio, que resultarão em estudos e pesquisas atmosféricas de grande relevância. Na apresentação, o docente mostrou alguns aspectos do projeto, bem como salientou alguns pontos dos objetivos da pesquisa a serem desenvolvidas no Observatório. Ele também destacou a importância da formação de mão de obra especializada para fomentar a colaboração científica internacional.

Fernando Bertoni destacou que a visita dos chineses teve como objetivo visitar o andamento das obras do prédio onde está sendo construído o Observatório Astronômico, bem como estreitar ainda mais a cooperação científica entre as duas instituições. Segundo ele, as obras do Observatório estão bastante avançadas, sendo que boa parte do edifício principal que vai abrigar os dois telescópios, está em andamento. A perspectiva é que até o final do ano a operação dos equipamentos possa ter início.

O outro professor envolvido no projeto, Lourivaldo Mota Lima também destacou o avanço da cooperação, iniciada em 2018 e que tem obtido êxito graças a forma como a UEPB acolheu a iniciativa, criando as condições para a instalação do Observatório. Ele lembrou que o equipamento servirá para a realização de importantes estudos e pesquisas na área espacial. Diante da missão chinesa, lembrou que o Observatório está sendo instalado em uma região que favorece esse tipo de trabalho, por ser próximo do Equador magnético.

Representante do Observatório Astronômico de Xangai, Mao Yerpin também fez uma explanação enaltecendo o valor da cooperação celebrada com a UEPB e que tem avançado com passos largos.

A reitora Celia Regina Diniz agradeceu a visita da missão chinesa e disse que acompanhou o início do projeto desde a doação do terreno onde está sendo erguido o Observatório. “Muito me alegra estarmos aqui hoje avançando com esse projeto. Pelo fato de percebermos que está havendo todo esse progresso e esse avanço na construção, tenho certeza que futuramente vamos ver o término deste trabalho e o início destas pesquisas sendo realizadas nesse Observatório”, afirmou.

A reitora enfatizou que para a Instituição a construção do Observatório Astronômico é de grande relevância, visto que vai fortalecer os grupos de pesquisas da área. “Será fantástico para a nossa Instituição o início desses estudos, o fortalecimento dos grupos de pesquisas e a ampliação da parceria entre as instituições, além do fortalecimento da parceria com o Observatório Astronômico de Xangai”, destacou.

Quando estiver em funcionamento, o Observatório Astronômico da UEPB permitirá que estudantes, professores e pesquisadores façam o monitoramento de fenômenos que podem ter impacto no meio ambiente terrestre e em sistemas de engenharia, visando possibilitar a realização de estudos na área de clima espacial, relações Sol-Terra, entre outros aspectos ambientais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos