Reitoria se reúne com governador João Azevêdo e negocia implantação das progressões para os anos 2020 e 2021

7 de junho de 2022

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina Diniz, e a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, se reuniram na manhã desta terça-feira (7), com o governador da Paraíba, João Azevêdo, na Granja Santana, em João Pessoa. No encontro, além de dialogarem sobre a parceria constante envolvendo a Instituição e o Governo do Estado, foi negociada a implantação das progressões funcionais dos servidores da Universidade para os anos de 2020 e 2021.

Com essa decisão, a UEPB receberá um aporte financeiro na ordem de R$ 8 milhões, destinados exclusivamente para o pagamento dessas progressões funcionais. Esse recurso se juntará ao investimento que já foi feito pelo Governo do Estado para o cumprimento do reajuste de 10% dos servidores da Instituição, o que totaliza um valor de R$ 28 milhões repassados à Universidade.

Essa conquista histórica para a UEPB é fruto de um diálogo constante entre a gestão da Universidade Estadual da Paraíba e o governador João Azevêdo, e um trabalho coletivo envolvendo a Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, além do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba e da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba.

Inicialmente, o pagamento das progressões funcionais dos servidores estava programado para acontecer na folha do mês de outubro. Entretanto, a gestão da UEPB fez um grande esforço para que essa remuneração fosse antecipada para a folha do mês de julho. Essa conquista se deu pelo trabalho e planejamento administrativo da Universidade, além do reconhecimento do Governo da Paraíba no que diz respeito à importância da UEPB para o desenvolvimento do Estado.

Durante a reunião também foram reafirmadas as parcerias já existentes entre a UEPB e o Governo do Estado, como no oferecimento de cursos de formação para docentes da Rede Estadual de Ensino, e dos cursos de graduação de Tecnólogo em Energias Renováveis, Ciências de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos oferecidos pela Universidade, como também para a realização de concurso público para a Instituição. Todos esses assuntos fazem parte da pauta de diálogo constante entre a gestão da Universidade, o governador da Paraíba e seus auxiliares.

O encontro desta terça também contou com a participação da pró-reitora de Planejamento, Pollyanna Xavier Nunes França; do pró-reitor adjunto de Planejamento, Ivan Barbosa dos Santos, além dos representantes do SINTESPB e ADUEPB.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Fred Oliveira (ADUEPB)