Representante da UEPB participa de Comissão de elaboração do novo Plano Nacional de Pós-graduação

16 de fevereiro de 2024

Integrante do debate nacional relacionado às políticas da Pós-graduação do país, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), representada pelo pró-reitor de Pós-graduação e pesquisa da Instituição, o professor Francisco Jaime Mendonça Júnior integrou a Comissão responsável pela elaboração do novo Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG), cuja versão final deve ser apresentada à sociedade até junho de 2024.

Desde julho de 2022 foi instituída esta Comissão que conta com 38 integrantes, dentre pesquisadoras e pesquisadores de Instituições e associações – Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), dentre outras – com participação de representantes de todas as regiões do país. Pela primeira vez, a UEPB teve um representante neste grupo.

Juntamente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), essa Comissão teve como atribuição elaborar um amplo diagnóstico e recomendações para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Ao longo de 14 meses de atuação (agosto de 2022 a setembro de 2023), a Comissão se debruçou sobre grandes temas considerados estratégicos para a pós-graduação, cujas discussões foram organizadas em oito Grupos de Trabalhos (GT), com apoio adicional de 24 pessoas convidadas, que contribuíram com dados e informações relevantes para os referidos grupos.

No último trimestre de 2023, entre 28 de agosto e 28 de setembro de 2023, a Capes organizou oficinas estaduais nas 27 Unidades da Federação, juntamente as Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (FAP), promovendo uma articulação com os entes federativos com objetivo de promover uma construção coletiva, com representantes da comunidade acadêmica, da sociedade civil organizada, do setor empresarial e do setor público, em torno de uma agenda de temas prioritários dos Estados e Distrito Federal para investimento na formação de mestres, doutores e doutoras e atração de pós-doutores e pós-doutoras, além da prospecção de possíveis inovações na pós-graduação.

A partir desse ponto, a Capes finalizou a elaboração da proposta do PNPG e disponibilizou para consulta pública, em dezembro de 2023, a versão preliminar do Plano que apresenta o diagnóstico, os eixos de atuação, as diretrizes, os objetivos e as estratégias para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira no período de 2024 a 2028. O PNPG esteve em consulta pública até o dia 25 de janeiro de 2024, recebendo 1.980 propostas de ajustes, que estão sendo analisadas e que incrementarão o PNPG 2024-2028, que deve ser disponibilizado em breve.

O professor Francisco Jaime avalia de forma positiva a participação da UEPB nesse debate que, de forma inédita, contou com a participação de diversos setores da sociedade, pesquisadoras e pesquisadores de todas as regiões do país. “Me senti muito honrado com minha indicação como representante da ABRUEM, para a comissão de elaboração do PNPG, representando, assim, não apenas a UEPB, mas também todas as Universidades Estaduais e Municipais do país e sendo o único pesquisador da comissão do Estado da Paraíba, e um dos poucos membros da região Nordeste”, avalia.

O novo PNPG apresenta seis desafios: aumentar o percentual de mestres e doutores na população; garantir condições adequadas no acesso, permanência e conclusão nos cursos; ampliar a diversidade e a inclusão dos estudantes; reduzir as diferenças de oferta da pós-graduação; melhorar as interações com o mundo do trabalho e expandir o sistema de pós-graduação com qualidade. O documento também está estruturado em sete eixos: do acesso à conclusão da pós-graduação; qualidade da pós-graduação e do SNPG; educação básica e pós-graduação; pesquisa, extensão e inovação; assimetrias e desenvolvimento; internacionalização e governança estratégica. Vinculado a cada eixo há um conjunto de elementos estratégicos (diretrizes, objetivos e estratégias) propostos para a superação dos desafios pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Texto: Juliana Marques
Fotos: Capes e Codecom