Residência Pedagógica do CCHE promove palestra sobre inteligência artificial e possíveis impactos na educação

19 de abril de 2023

“A inteligência artificial ChatGPT e seus impactos no ensino superior” é a palestra que o Núcleo Monteiro/Matemática do Programa de Residência Pedagógica promove no dia 26 de abril, às 14h, no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Monteiro. Para participar da atividade é necessário se inscrever neste formulário.

Nesta palestra, o professor e diretor do CCHE, Roger Huanca, abordará o impacto da implementação de recursos e ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, no ensino e aprendizagem da Matemática em diversos níveis acadêmicos. Serão discutidas as implicações desta tecnologia no sistema educacional atual, com ênfase especial na área da matemática, que tradicionalmente tem se baseado em atividades avaliativas para monitorar o progresso dos alunos.

O ChatGPT é uma ferramenta capaz de executar tarefas antes exclusivas da inteligência humana. Além desta, outras recentes ferramentas de inteligência artificial para educação serão apresentadas e a organização convida interessados a descobrir como elas podem transformar a maneira como aprendemos e ensinamos.

A atividade será presencial e gratuita, direcionada a residentes e preceptores do Programa de Residência Pedagógica, estudantes tantos da Licenciatura em Matemática como de outros cursos ofertados pela UEPB, professores e pesquisadores envolvidos no ensino em diferentes níveis acadêmicos, como Educação Básica, Ensino Superior e Pós-graduação.

Texto: Juliana Rosas