Reunião institucional define estratégias para possibilitar bem-estar dos animais que vivem na UEPB

16 de novembro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por meio da Reitoria, realizou reunião com a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA), com participação das Pró-Reitorias de Administração (PROAD), Gestão Financeira (PROFIN) e Planejamento (PROPLAN). Na ocasião, ocorrida nesta sexta-feira (12), estiveram em pauta o planejamento orçamentário, captação de recursos e ações práticas e emergenciais para a segurança dos animais e campanhas de educação.

Na reunião, estiveram presentes a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o pró-reitor de Administração, professor Ricardo Soares; e as pró-reitoras Giovana Carneiro, Gestão Financeira; e Pollyanna Xavier, Planejamento, respectivamente. Segundo a servidora técnica administrativa e membro da CDBEA, Luciana Medeiros, “houve avanços nas negociações e o diálogo aberto, o que nos motiva a continuar lutando pelos direitos e bem-estar dos animais comunitários da Universidade”, disse.

A Comissão conseguiu um suprimento emergencial para auxílio com despesas de alimentação e medicamentos. Para o próximo ano, planeja-se um edital de credenciamento para serviços que envolvem cuidados veterinários. O professor Ricardo Soares frisou que a presença de animas errantes é algo enfrentado pela população e diversas instituições. O pró-reitor declarou que a UEPB criou esta comissão pensando no bem-estar animal e também na saúde pública. “As ações devem incluir alimentos, medicamentos, esterilização e também educação para o respeito e convívio entre pessoas e animais. Abandonar estes animais ou não alimentá-los pode trazer doenças e acarretar danos à saúde pública”, explicou o docente.

“Dentre outros encaminhamentos junto às outras pró-reitoriras, a PROPLAN se disponibilizou a colaborar na elaboração de um projeto para captação de recursos e apoio de ações institucionais que ajudem a Comissão cumprir o seu papel. É uma realidade a dificuldade pela qual passam todos os grupos de apoio à animais de rua”, relatou Pollyanna Xavier

A Comissão, juntamente a PROPLAN, fará um planejamento para 2022, com a criação de um projeto para captação de recursos para segurança e conforto desses animais. Outras ações abrangem campanhas e buscas de parcerias, que inclui cooperações municipais e institucionais, a exemplo da Câmara Municipal de Campina Grande e a Prefeitura Municipal da cidade, especialmente no que concerne à esterilização dos animais e tratamento veterinário.

Atribuições
A Comissão tem como atribuições promover ações de educação e conscientização na comunidade universitária, e quando necessário a população em geral, sobre a importância do respeito, à proteção e à defesa dos direitos dos animais; denunciar situações de maus-tratos e violação dos direitos destes nos câmpus da UEPB e instituir normas de convivência harmônica entre a comunidade e os animais domésticos.

Também é competência da Comissão promover e propor, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, os atendimentos médicos necessários à garantia da saúde e do bem-estar dos animais que habitam nos espaços públicos da Instituição.

Texto: Juliana Rosas