Saúde do Trabalhador da UEPB realiza atividade educativa alusiva à campanha Novembro Azul

18 de novembro de 2022

Como forma de inserir a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na campanha Novembro Azul, o setor de Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) realizou, na manhã desta sexta-feira (18), uma palestra educativa junto a servidores da Pró-reitoria de Infraestrutura, (PROINFRA).

Na oportunidade, foi realizada uma palestra de educação em saúde Prevenção do câncer de próstata, ministrada pela enfermeira do trabalho e Técnica de Enfermagem da PROGEP, Luanna Batista Azevedo.

Em meio às orientações de saúde, os servidores da PROINFRA participaram de um momento de ginástica laboral, conduzido pela estudante Thayná Xavier, do 8.º período do curso de Educação Física. A atividade também contou com a participação das estudantes Emilly Kenia e Layla Mirella do 6º período de Enfermagem. Elas distribuíram panfletos, máscaras e repassaram algumas orientações de saúde.

Organizadora do evento, Luanna Batista Azevedo destacou a importância da campanha e a necessidade dos homens estarem conscientes da prevenção do câncer de próstata. Ela explicou que a ação foi mais preventiva contra o surgimento de doenças crônicas, especialmente sobre o câncer que acomete muitos homens. A servidora acrescentou que a campanha Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde.

As atividades da campanha na UEPB prosseguem no dia 22 com uma ação na Central Acadêmica Paulo Freire, voltada para a verificação de pressão arterial e glicemia e distribuição de panfletagem sobre o câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o principal tipo de câncer que afeta a saúde do homem é o de próstata. Por outro lado, de acordo com os especialistas, quando descoberto em uma fase inicial, a doença tem uma chance de cura bastante elevada e mais de 90% se curam se forem diagnosticados precocemente. Por isso, com o objetivo de atuar na prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer, diversas entidades promovem a campanha novembro azul.

Texto: Severino Lopes