Semana Brasileira de Educação Midiática: projeto de extensão da UEPB realiza ações em escolas da Paraíba

27 de outubro de 2023

Com atividades realizadas em escolas estaduais de ensino médio de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Araruna, Monteiro e Patos, o projeto de extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação na educação paraibana” encerrou nesta semana as oficinas promovidas com discentes e docentes, como parte da programação da agenda nacional Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada entre os dias 23 e 27 de outubro.

A Semana Brasileira de Educação Midiática é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e organizações da sociedade civil que atuam na temática, como o Instituto Vero, o Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Redes Cordiais e a Intervozes. A UEPB, que está inserida em diversas iniciativas nacionais de combate à desinformação, integra a programação desse evento.

As oficinas realizadas pelo Projeto Comunica UEPB atenderam estudantes da Escola Cidadã Integral Monsenhor Manoel Vieira, em Patos, e docentes da Escola Cidadã Integral Benjamin Maranhão, em Araruna. Na oportunidade, junto aos estudantes foram apresentados os diversos tipos de desinformação, como checar um conteúdo para identificar fake news, qual o papel de cada pessoa no combate à desinformação. Com os docentes, foram promovidos dois encontros remotos para atualizações voltadas ao desenvolvimento de ações que poderiam promover a Competência Crítica em Informação (CCI) nos estudantes, atividades para idealizar planos de aula que desenvolvem essa perspectiva crítica informacional articulada aos componentes curriculares.

Após o encerramento das oficinas extensionistas, o projeto “Comunica UEPB” alcança uma nova fase de preparação de relatórios e continuidade das atividades relacionadas ao Projeto de Pesquisa, de mesmo nome da iniciativa de extensão, que deve apresentar um panorama das escolas estaduais, no que concerne às possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico sobre as informações, e um perfil de gestores, estudantes e docentes atendidos pelas iniciativas destes Projetos.

O projeto “Comunica UEPB” é vinculado ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal, e conta com o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba, Programa e Educação Midiática (Educamídia) do Instituto Palavra Aberta, Governo do Estado da Paraíba e Rede Nacional de Combate à Desinformação.

Texto: Juliana Marques
Foto: Claudiano Brito (Câmpus VII)