Semestre 2022.2 inicia com mutirão de vacinação contra a covid-19 promovido pelo Comitê de Contingência e Crise

29 de agosto de 2022

9771Expectativas, reencontro com amigos e professores na sala de aula e a oportunidade para colocar o esquema vacinal em dia. No primeiro dia de aula do semestre letivo 2022.2, os estudantes de todos os câmpus da da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB|) participaram de um mutirão de vacinação na manhã desta segunda-feira (29). Aqueles matriculados no Câmpus I, em Campina Grande, puderam se imunizar na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, ou no Departamento de Psicologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

A ação que teve como objetivo promover um retorno seguro para toda a comunidade universitária foi organizada pelo Comitê de Contingência e Crise de covid-19 da UEPB, como parte da programação na Instituição no que se refere à prevenção e mitigação do novo Coronavírus. Além dos estudantes, professores e técnicos administrativos também tomaram o imunizante. Apenas os câmpus de Guarabira e Araruna não aplicaram a vacina neste “Dia D”, mas programaram a ação para os próximos dias, conforme disponibilidade da equipe da Secretaria de Saúde de cada município.

A vacinação, que também serviu para marcar o retorno dos estudantes após o recesso do meio do ano, aconteceu em parceria com o setor de Saúde do Trabalhador e de Serviço Social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), além das secretarias de Saúde dos municípios em que a UEPB possui câmpus universitário. Como exigência para receber o imunizante era necessário que os estudantes e servidores estivessem com o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

A estudante Ana Beatriz da Silva Pereira, do 2º período de História, não escondia a expectativa pelo início do novo semestre. Ao saber da vacinação, não perdeu tempo. Como estava com o cartão de vacinação na bolsa, colocou o ciclo vacinal em dia. “Esta é uma iniciativa louvável. Sabemos da importância da vacina, já que a pandemia, mesmo sob controle, ainda não terminou”, comentou.

Colega de turma de Ana Beatriz, o estudante Pedro Henrique Rodrigues da Silva, também aproveitou a oportunidade para tomar a segunda dose de reforço. Maria Rita é estudante do curso de Letras (Português), e já teve covid-19. Como havia tomado as primeiras doses da vacina, teve sintomas leves. No entanto, faltava colocar o cartão em dia. No primeiro dia de aula do semestre 2022.2, ela completou o ciclo tomando a segunda dose de reforço do imunizante, e destacou a importância da iniciativa para garantir um retorno das aulas seguro. “Durante o semestre eu tive os cuidados para tomar todas as três doses. A quarta dose eu atrasei um pouco, mas hoje vou tomar”, comemorou.

O Comitê de Contingência e Crise reforçou a importância de que todos os membros da comunidade universitária estejam com esquema vacinal completo para que seja possível manter um ambiente seguro em toda UEPB. A presidente do Comitê, professora Nadja Oliveira, lembrou que a covid-19 é uma virose e que o meio mais eficaz de preveni-la é a vacina. Ela observou que os dados epidemiológicos mostram que a Paraíba tem tido uma baixa procura pela segunda dose de reforço, o que vai diminuindo a eficácia da vacina. “Tivemos essa preocupação e fizemos essa parceria com as secretarias de Saúde que considero importante para promover esse tipo de ação”, destacou.

A professora Nadja reforçou que além da vacinação, a UEPB vai realizar uma pesquisa e testagem para avaliar o cenário da covid-19 em todos os câmpus da instituição, nos dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro. A testagem fará parte das ações do Programa Continuar Cuidando Educação, promovido pelo Governo do Estado. Esta amostragem funcionará como um inquérito sorológico a partir de uma ação da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba.

A técnica do Setor de Saúde do Trabalhador da PROGEP, Luanna Batista Azevedo, acompanhou parte da ação e também falou da importância da vacinação. “Hoje é o Dia D de vacinação na UEPB para a prevenção da covid e é importante que os estudantes, técnicos e professores aproveitem essa ação para tomar as doses de reforço que ainda faltam”, observou.

Texto e fotos: Severino Lopes