Seminário de Orçamento Público promove debate sobre possibilidades de planejamento institucional

22 de novembro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, seu 1º Seminário de Orçamento Público, organizado pelo Conselho de Orçamento Participativo (COP) da Instituição. O evento será transmitido pelo Canal Rede UEPB no YouTube durante os três dias, a partir das 19h, com debates sobre o orçamento e planejamento institucionais, envolvendo toda a comunidade acadêmica.

O 1º Seminário de Orçamento Público da UEPB objetiva explorar a teoria do pertencimento na comunidade acadêmica através da elaboração e aprovação do seu orçamento, bem como disseminar o conhecimento da ferramenta Orçamento Público para a sociedade paraibana.

O evento visa ainda contribuir para a aproximação de alunos, técnicos e docentes da UEPB no que diz respeito à necessidade de discussão sobre o planejamento, a execução e o controle do orçamento público da própria universidade. Serão três dias de discussão distribuídos em palestras e mesa redonda conduzidos por docentes e pesquisadores renomados.

Programação
Na segunda-feira (29), às 19h, a cerimônia de abertura será feita pela reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz e pelo presidente da COP/UEPB, professor Geraldo Medeiros. Em seguida, acontece a palestra “Orçamento público: elaboração, execução e controle”, com o professor João Eudes Bezerra, e mediação da professora, Geuda Gonçalves. Eudes Bezerra é conhecido na área de Contabilidade aplicada ao setor público, é mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), professor da FUCAPE Business School (ES) e autor de artigos e livros de contabilidade, orçamento e custos no setor público.

Na terça-feira (30), a discussão será sobre aspectos gerais e práticas de elaboração do orçamento público estadual, com o secretário de Planejamento do Estado da Paraíba, Gilmar Martins de Carvalho, tendo os professores e membros da COP, José Humberto do Nascimento e Fernanda Campos, como mediadores. No último dia, a elaboração e aprovação do orçamento da UEPB será a temática debatida entre Pollyana Xavier, pró-reitora de Planejamento; Geraldo Medeiros, da COP/UEPB; e representantes estudantis (DCE/UEPB) e dos sindicatos ADUEPB e SINTESPB.

Haverá emissão de certificados e os interessados podem fazer inscrição neste link.

Texto: Juliana Rosas