Servidores apresentam Jardim Botânico da UEPB em Tribuna Livre da Câmara Municipal de Campina Grande

Servidores apresentam Jardim Botânico da UEPB em Tribuna Livre da Câmara Municipal de Campina Grande
14 de outubro de 2021

O projeto do Jardim Botânico da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi apresentado durante a Tribuna Livre realizada na Câmara de Vereadores de Campina Grande. A atividade foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), com a participação dos servidores Arnaldo Bezerra de Menezes e Elymarques Nunes. O espaço foi concedido pelo presidente da Casa Legislativa, Marinaldo Cardoso.

Durante sua fala, Arnaldo informou que o Jardim Botânico da UEPB está localizado às margens do Açude de Bodocongó, em áreas protegidas com coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas com a finalidade de fomentar o conhecimento e a conservação da biodiversidade do patrimônio genético, associado ao conhecimento tradicional em consonância com às políticas municipais, estaduais e nacionais do meio ambiente.

Ele também destacou as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional destinadas à preservação, conservação, restauração e educação ambiental, relativas aos remanescentes da flora do bioma Caatinga. Já Elymarques falou sobre a ausência de áreas verdes na cidade, sendo o Jardim Botânico uma opção ecológica e ambiental para Campina Grande. Refletindo em uma visão de preservação da natureza, acrescentou que existem ações sendo realizadas em mais 14 municípios, além de Campina Grande, e que os gestores municipais estão preocupados com a questão ambiental e com a ausência de áreas verdes em seus municípios.

O Jardim Botânico da UEPB é filiado à Aliança de Jardins Botânicos Brasileiros, a Rede Latino Americana de Jardim Botânico e a Rede Brasileira de Jardim Botânico.

Fotos: Divulgação