Servidores apresentam Jardim Botânico da UEPB em Tribuna Livre da Câmara Municipal de Campina Grande

14 de outubro de 2021

O projeto do Jardim Botânico da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi apresentado durante a Tribuna Livre realizada na Câmara de Vereadores de Campina Grande. A atividade foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), com a participação dos servidores Arnaldo Bezerra de Menezes e Elymarques Nunes. O espaço foi concedido pelo presidente da Casa Legislativa, Marinaldo Cardoso.

Durante sua fala, Arnaldo informou que o Jardim Botânico da UEPB está localizado às margens do Açude de Bodocongó, em áreas protegidas com coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas com a finalidade de fomentar o conhecimento e a conservação da biodiversidade do patrimônio genético, associado ao conhecimento tradicional em consonância com às políticas municipais, estaduais e nacionais do meio ambiente.

Ele também destacou as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional destinadas à preservação, conservação, restauração e educação ambiental, relativas aos remanescentes da flora do bioma Caatinga. Já Elymarques falou sobre a ausência de áreas verdes na cidade, sendo o Jardim Botânico uma opção ecológica e ambiental para Campina Grande. Refletindo em uma visão de preservação da natureza, acrescentou que existem ações sendo realizadas em mais 14 municípios, além de Campina Grande, e que os gestores municipais estão preocupados com a questão ambiental e com a ausência de áreas verdes em seus municípios.

O Jardim Botânico da UEPB é filiado à Aliança de Jardins Botânicos Brasileiros, a Rede Latino Americana de Jardim Botânico e a Rede Brasileira de Jardim Botânico.

Fotos: Divulgação