Solenidade híbrida de Colação de Grau encerra semestre letivo 2020.1 na Universidade Estadual da Paraíba

22 de dezembro de 2020

O semestre letivo 2020.1 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi oficialmente encerrado na tarde desta segunda-feira (21), com a realização da terceira solenidade híbrida de Colação de Grau da Instituição. A cerimônia aconteceu no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, e contou com a participação do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que representou a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz. Puderam participar presencialmente do ato de formatura cerca de 30 estudantes, enquanto os demais formandos acompanharam a solenidade através da transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB, no YouTube.

Mais uma vez, a solenidade seguiu todos os protocolos de biossegurança, respeitando todas as normas de aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e uso obrigatório de máscara, em prevenção à Covid-19. A formanda Ana Carolina Alcântara Frutuoso, do Curso de Letras/Português, foi a escolhida para representar seus colegas formandos e prestar o juramento. Cada formando só podia estar acompanhado de um familiar, uma vez que não era permitida aglomeração nas dependências da Universidade.

Em seu discurso de congratulações aos formandos, professor Eli Brandão prestou homenagem aos servidores e estudantes da UEPB que morreram vítimas da Covid-19, bem como lembrou de todas as famílias paraibanas que perderam alguém ou enfrentaram a doença. Ele valorizou a conquista da conclusão de curso dos formandos, parabenizou os familiares e amigos por compartilharem esse momento de celebração, mas não deixou de incentivar os novos profissionais em continuar lutando por um mundo melhor.

“É preciso sempre acreditar que o sonho não acabou, mas que também a luta continua. E a luta continua como um lugar de vida, como um lugar social, um lugar pessoal de todos nós. Como temos os sonhos que se sonham conjuntamente, temos a esperança de um Brasil melhor, com cada um no seu lugar, participando na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. Parabéns, concluintes. Honrem a UEPB, sejam competentes profissionais, magnânimos e magnânimas cidadãos e cidadãs. Celebrem com suas famílias esse momento de conquista e que todos sejam felizes e realizados em suas profissões”, desejou Eli Brandão.

Para a cerimônia de conferência do grau acadêmico, a formanda Vanessa dos Santos, do Curso de Geografia, representou todos os estudantes do semestre letivo 2020/1. Ela recebeu o grau conferido pelo pró-reitor Eli Brandão. Também participaram da solenidade de Colação de Grau do período 2020.1 o pró-reitor adjunto Estudantil, professor Manuel Antônio Gordón-Nuñes, e a professora Cristina Sales Cruz, do Curso de Pedagogia.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos