Solenidades de Colação de Grau do semestre 2023.2 são iniciadas no Centro de Ciências Humanas e Exatas

19 de dezembro de 2023

Teve início na tarde desta segunda-feira (18), na cidade de Monteiro, as solenidades de Colação de Grau do semestre letivo 2023/2. A primeira foi a do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus VI, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que entregou à sociedade paraibana os novos profissionais nas áreas de Letras (Português e Espanhol), Matemática e Ciências Contábeis.

O momento foi de congratulação e festa para formandos, familiares e toda a comunidade do CCHE que celebrou mais um ciclo vitorioso dos(as) estudantes. O juramento dos concluintes foi feito por Frederico de Siqueira Gomes, do curso de Letras (Português). Logo depois, a oradora das turmas, Otaciane Estênio Gonçalves, também do curso de Letras (Português) proferiu seu discurso relembrando a trajetória de seus colegas que nos últimos anos tiveram o Centro como uma segunda casa.

“Para os nossos pais e familiares, queremos dizer que vocês foram o nosso alicerce. Suas palavras encorajadoras, seu apoio fundamental foram a força motriz por trás das nossas realizações. Hoje, compartilhamos esse sucesso com vocês, pois essa não é uma realização somente nossa. Ao olharmos para trás, podemos apreciar o quanto crescemos como pessoas. No ato de nos prepararmos para encarar o mundo que está além dos muros e portões desta Instituição, que anos atrás nos abraçou com tanta delicadeza e responsabilidade, devemos lembrar que a aprendizagem é e continuará sendo uma jornada contínua”, disse a oradora.

A paraninfa das turmas concluintes do CCHE, professora Noelma Cristina dos Santos, agradeceu a homenagem pela escolha, desejou muito sucesso aos formandos que, a partir desta solenidade deixam momentaneamente o papel de estudantes e passam a ser novos profissionais. Ela lembrou do papel fundamental da família dos(as) estudantes durante este ciclo e projetou novos voos daqui para frente .

“É impossível não rememorar o momento que estive como vocês, como uma estudante concluinte, com o futuro profissional pela frente e que logo mais isso caberá a vocês. A Colação de Grau é um momento muito especial e importante, porque marca o encerramento de um ciclo e o começo de um novo. Daqui vocês levarão muito, e deixarão muito de vocês também. Reflitam sobre o que passou, acreditem em si mesmos, na sua profissão, nos sonhos e coloquem verdade em tudo. Desejo que vocês façam a diferença por onde passarem”, destacou a professora.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, também destacou a jornada dos(as) formandos(as) que durante a formação superior conseguiram vencer várias desafios, sejam aqueles impostos pela pandemia da covid-19, as viagens intermunicipais, ou do cumprimento das tarefas de estudante. “O conhecimento que vocês adquiriram ao longo desses anos será um guia condutor da prática esperançar nesse mundo marcado por novas formas de relações afetivas e profissionais. Sejam embaixadores(as) da Universidade Estadual da Paraíba, da educação e cooperem com o engrandecimento da UEPB, de Monteiro, da Paraíba e do Brasil”, afirmou.

A reitora Celia Regina Diniz também parabenizou a conquista de todos(as), destacando a importância da família durante esse processo. Celia ainda lembrou que além dos conhecimentos adquiridos em cada curso, os formandos cultivem valores como ética, responsabilidade social, resiliência e capacidade de aprendizado contínuo. “Estes são os valores que a nossa Universidade Estadual da Paraíba passou para vocês. A nossa UEPB que busca sempre formar cidadãos capazes de pensar criticamente e buscar soluções. Parabéns a todos vocês e sejam felizes”, desejou a reitora.

O momento de colar o grau acadêmico foi marcado de emoção pelos ainda formandos. Os(As) estudantes do curso de Letras (Espanhol) foram representados pela concluinte Janaina Anacleto de Araújo, que recebeu o grau da coordenadora do curso, professora Maria da Conceição Almeida Teixeira. A coordenadora também conferiu o grau aos estudantes de Letras (Português), representados por Aline Vitória da Rocha.

Já os concluintes do curso de Matemática foram representados por Joice Bezerra Silva, que recebeu o grau da coordenadora do curso, a professora Ana Emília Victor Barbosa. O professor José Hilton Santos Aguiar, coordenador do curso de Ciências Contábeis, conferiu o grau acadêmico a formanda Sara de Jesus da Silva, que na oportunidade representou seus colegas de turma.

Ainda participaram da solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Humanas e Exatas o diretor do CCHE, professor José Luiz Cavalcante; a coordenadora adjunta do CCHE, professor Ilcleidene Pereira de Freitas, o professor Marcelo Medeiros, representando a Associação de Docentes da UEPB; e o secretário de Infraesturura de Monteiro, Túlio Conrrado. A cerimônia foi encerrada com uma grande salva de palmas em celebração aos novos profissionais formados pelo Câmpus VI.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos